Lentes de contato e os esportes

Seja você um atleta olímpico no topo de sua carreira ou apenas gosta de praticar esportes aos finais de semana, as lentes de contato podem lhe proporcionar visão nítida e liberdade de movimento, pois não atrapalham os movimentos, não caem ou escorregam do rosto, não se rompem ao impacto - proporcionando melhora no desempenho, campo visual e aproveitamento das atividades. As lentes também apresentam vantagens para os esportes de movimentos bruscos e contato, pois não embaçam com as mudanças de temperatura como os óculos e não ficam cobertos por suor. Além disso, reporta menor grau de preocupação, a não ser as lentes rígidas, que merecem atenção especial, já que esportes de contato dependendo do impacto podem causar lesões. 
As lentes de contato se mantém sobre a superfície da córnea em condições dinâmicas, oferecendo uma visão mais estável e uma percepção melhor de profundidade. A visão periférica do óculos restringe ou limita os campos visuais em aproximadamente 15%, em comparação com as lentes de contato onde a visão é mais natural. O tamanho das imagens também é mais natural em relação aos óculos, cujas lentes estão afastadas dos olhos, aumentando a imagem para os hipermetropes ou diminuindo, no caso dos míopes.

É possível utilizar lentes de contato para quem quer praticar natação ou outro tipo de esporte aquático, mas exige muitos cuidados extras. Geralmente, a manutenção das piscinas é feita com cloro e outros produtos químicos, os quais podem irritar e causar desconforto durante o uso. Outro fator que deve ser levado em consideração é o ph da água, que indica os níveis de acidez ou alcalinidade. A melhor opção são as lentes de contato com uso de 1 dia. No entanto, a recomendação é de muita cautela no uso das lentes de contato em piscinas e água salgada, já que sua utilização implica em uma atenção redobrada do usuário.

É importante lembrar que as atividades praticadas ao ar livre deixam os olhos expostos à radiação solar. A recomendação para os novos usuários é o uso de lentes de contato com a proteção de raios UVA e UVB. Dessa forma, as lentes proporcionam mais comodidade durante a prática dos esportes, além de proteger a visão. O uso de óculos com proteção anti-UV é recomendado, pois também auxilia a evitar os danos causados pela radiação em outras partes dos olhos e pálpebras. 

Para conforto e comodidade, escolha as lentes de contato que apresentem alta performance visual e de flexibilidade, com alto teor de hidratação, fabricados com material de alta permeabilidade e proteção contra raios solares. 
Lembre-se também de que as consultas regulares ao oftalmologista são fundamentais para o acompanhamento da saúde visual do usuário.


Quais as melhores lentes para praticar esportes?


Você pode utilizar lentes de contato que tenham filtros UV para ajudar a proteger seus olhos durante a prática de esportes ao ar livre, preferencialmente as descartáveis de uso diário, pois elas são fáceis de substituir, o que significa que não tem de se preocupar se perder as lentes.

fonte: Johnson & Johnson e Esporte com Saúde