Lentes de Contato

Porque experimentar lentes?

Para usuários de óculos que desejam melhorar a aparência, dar leveza ao rosto, ter liberdade na prática de esportes e outras atividades com maior conforto, as lentes de contato é a melhor escolha. É com ela que você pode redescobrir sua beleza natural, sem armações que cubram o seu rosto e nem ocultar a maquiagem, no caso das mulheres. A utilização pode ser feita ocasionalmente ou diariamente, e também possibilidade ao usuário o uso de óculos de sol sem prescrição.

Ao contrário dos óculos, que costumam embaçar facilmente, ou em alguns casos, atrapalham com reflexos de luz e distorções, as lentes de contato proporcionam uma visão mais nítida e confortável, principalmente para quem dirige, permitindo um campo de visão completo, direto e periférico.


Quem pode usar lentes de contato?

Quase todos podem usar lentes de contato, mas há alguns casos especiais, de acordo com a individualidade de cada usuário. Para descobrir se este é o seu caso, consulte um especialista.

  • Alguns jovens podem sentir os olhos cansados depois de muito tempo de estudo ou trabalho em frente ao computador;
  • Adultos de meia idade podem desenvolver presbiopia, doença que ocasiona a perda da capacidade de acomodação da visão (de perto), necessitando de óculos ou lentes especiais bifocais para leitura, por exemplo;
  • Os idosos podem sentir os olhos secos, nos casos de glaucoma, catarata ou outras doenças oculares.

Usando lentes na adolescência



Para descobrir se você está apto para usar lentes de contato, é necessário responder algumas perguntas úteis que podem ajudar na olha da decisão:


Os seus olhos são saudáveis?

A fase de crescimento da adolescência pode influenciar também a mudança na visão. Para descobrir se seus olhos são saudáveis, é necessário procurar um especialista para exames oftalmológicos anuais.


Sente-se preparado para começar a usar lentes?

Lentes de contato requer uma responsabilidade do usuário, como mantê-las sempre limpas e armazená-las sempre em um local seguro. Elas afetarão a forma como você vê  e como é visto pelas outras pessoas. Para decidir se está pronto para usar lentes, pergunte para você mesmo:

• Seus óculos interferem nas suas atividades?

• Você prefere a sua aparência sem os óculos?

• Está ciente de todos os cuidados necessários e responsabilidades que envolve usar lentes de contato?


Usando lentes entre os 20 e 30 anos


Se você estiver considerando usar lentes de contato, ou se já usa há anos, é bom lembrar que uma boa visão saudável depende de três fatores:

Os seus olhos são saudáveis?

Entre os 20 e 30 anos, os seus olhos são mais propensos a certos tipos de condições, tais como a Síndrome de Visão de Computador (visão embaçada e olhos vermelhos após muito tempo em frente ao computador) ou irritação proveniente da poluição (principalmente se morar na cidade). Para certificar-se de que os seus olhos são saudáveis, é necessário fazer um exame oftalmológico anualmente.

Sua visão é tão boa quanto você gostaria que fosse?

Sua visão continuará mudando a medida que envelhecer. Embora ainda não esteja na fase dos óculos de leitura ou das lentes bifocais, pode ser necessário verificar seu grau mais frequentemente, ou ajustar o seu método de correção de visão ao seu estilo de vida.

Qual o melhor método de correção visual para você?

Para certificar-se de que está usando (ou que escolheu) o método de correção de visão mais adequado para as suas necessidades, marque uma consulta para conversar com o seu oftalmologista sobre as suas opções:

  • Qualquer alteração nas vistas deve ser cuidada e analisada por um oftalmologista;
  • Se o seu estilo de vida é ativo, opte por lentes de contato descartáveis diárias, por conta da facilidade e maior conforto que ela proporciona;
  • Lentes de contato usadas debaixo de óculos de sol ou de proteção oferecem melhor visão e conforto na prática de esportes ou trabalhos industriais;
  • Considere utilizar lentes especiais que proporcionem uma sensação de hidratação em ambientes secos, como o uso de computador em longos períodos ou ar condicionado. Consulte nossa loja virtual e saiba quais são as opções.

Usando lentes entre os 40 e 50 anos


As questões para usuários dessa faixa etária são praticamente as mesmas:


Seus olhos são saudáveis?

De 40 a 50 anos, seus olhos tendem a ficar cansados com mais facilidade, ficam mais propensos à secura e podem ficar mais sensíveis às lentes de contato (e soluções) do que antes. A maioria destes sintomas estão relacionados apenas a uma mudança de idade. Mas, para certificar-se de que os seus olhos são saudáveis, você precisa fazer um exame oftalmológico anualmente.

Sua visão é tão boa quanto você gostaria que fosse?

A sua visão pode continuar mudando à medida que envelhecer. Mesmo nos seus 40 e 50 anos, o seu grau pode mudar de ano a ano. Mas a alteração mais comum para esta fase é a presbiopia. Se estiver resignado a usar óculos de leitura ou bifocais, ficará feliz em saber que os avanços na tecnologia das lentes de contato fazem com que você tenha também outras opções de correção desta doença.

Qual o melhor método de correção visual para você?

Para certificar-se de que está usando (ou que escolheu) o método de correção de visão mais adequado para as suas necessidades, marque uma consulta com o seu oftalmologista para falar sobre as suas opções:

  • É necessário uma consulta se notar qualquer alteração em sua visão;
  • As lentes de contato multifocais colaboram com a correção da presbiopia de uma maneira segura e confortável;
  • Há lentes com bloqueio UV que colaboram com a proteção dos olhos ao ar livre;
  • Os tipos de lentes que proporcionam hidratação também são adequadas para esta faixa etária;

Usando lentes nos seus 60 anos ou mais



Os seus olhos são saudáveis?

Quando está com 60 anos ou mais, os seus olhos ficam mais propensos à secura e podem ficar mais sensíveis à luz do que antes. Também terá um maior risco de manifestar glaucoma, cataratas ou outras doenças nos olhos. Para certificar-se de que os seus olhos são saudáveis, você precisa fazer um exame oftalmológico anualmente.

Sua visão é tão boa quanto você gostaria que fosse?

A sua visão deve estar estabilizada nesta fase da sua vida, mas pode continuar se transformando. A medida que envelhecemos, precisamos de cuidados extras em relação à saúde da visão e dos olhos, devendo contatar imediatamente o oftalmologista se notar qualquer alteração repentina. As suas necessidades de correção da visão podem ser atendidas com conforto com lentes de contato, em qualquer idade.

Qual o melhor método de correção visual para você?

Para certificar-se de que esteja usando (ou que escolheu) o método de correção de visão ideal para as suas necessidades, marque uma consulta com o seu oftalmologista para falar sobre as suas opções, que são as mesmas do item anterior.

Fonte: Johnson & Johnson