Como se sabe, as lentes de contato é o meio mais confortável para corrigir os tipos mais comuns de deficiências visuais, apresentadas no decorrer da vida. São elas: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Miopia
O distúrbio visual que leva ao foco da imagem antes de chegar à retina é denominado como miopia. A visão míope enxerga objetos próximos aos olhos com maior nitidez, porém os distantes ficam desfocados, como se as vistas embaçassem.
A melhor forma de corrigir tal deficiência, é necessário que o ponto focal dos raios luminosos se aproxime de uma área próxima aos receptores de luminosidade (localizados na retina). No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode acontecer por vários motivos:
- excesso de poder diótrico positivo do cristalino;
- excesso de curvatura da córnea e, por conseguinte, de seu poder dióptrico positivo;
- excessivo alongamento do globo ocular;
- combinação dos fatores anteriores.
![]() |
visão de uma pessoa com miopia |
O primeiro sintoma que pode denunciar uma miopia é a má visão de longe, como detalhado acima. Se o caso for de miopia com um grau muito alto, a pessoa deverá se aproximar muito de onde quer enxergar, causando desconforto e cansaço na visão.
O sintoma mais comum é a visão turva em tais objetos distantes. E é muito raro a pessoa que sofre de miopia se dar conta que possui o problema logo de início, caso não vá com frequência ao oftalmologista. Somente quando as dores de cabeça começam a ser frequentes e a visão turva que o caso se torna aparente.
Hipermetropia
A Hipermetropia é um erro de focalização da imagem no olho, formando a imagem após a retina, por conta dos olhos do hipermetrope que são um pouco menor do que o normal, diminuindo o seu poder refrativo. Outro fator que leva a este distúrbio é o fato da córnea ou o cristalino serem mais planos do que deveria.
Quem sofre de hipermetropia possui uma boa visão de longe, mas a dificuldade é grande para enxergar de perto. Isso deve-se ao fato de que o seu grau é corrigido pelo aumento do poder diótrico do cristalino (processo designado de acomodação) quando tenta focalizar algo longe, diferente do que está próximo, pois o cristalino além de corrigir o grau de longe, ainda tem que aumentar mais 3 graus, para focalizar a imagem a 33 centímetros dos olhos, causando desconforto visual, geralmente referido como cansaço, ou dor de cabeça.
![]() |
visão de uma pessoa com hipermetropia |
Grande parte das crianças apresentam hipermetropia, já que possuem os olhos menores do que dos adultos, mas o poder de acomodação da visão é maior do que dos adultos e suportam graus muitos maiores desta imperfeição ocular. Conforme o seu desenvolvimento, o grau diminui gradativamente, por conta do crescimento dos olhos. Outro fator que pode ocasionar a hipermetropia é o estrabismo acomodativo na infância, surgindo geralmente aos 2 anos de idade.
Para este problema utilizam-se lentes convergentes ou convexas, que têm a função de convergir a luz para a retina, onde se vai formar a imagem. Há também a possibilidade de cirurgia refrativa.
Astigmatismo
O astigmatismo é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando vários focos de uma imagem, pois se encontram em eixos diferentes. A curvatura da córnea de quem sofre de astigmatismo é mais ovalada, fazendo com que a luz seja refletida por vários pontos da retina, em vez de focar somente em um. Neste caso, todos os objetos, distantes ou próximos, ficam distorcidos. A visão fica embaçada por conta de alguns raios de luz que são focalizados e outros não.
Esta imperfeição é hereditária e pode aparecer junto com a hipermetropia ou presbiopia, aparecendo com o decorrer dos anos. Pode ser corrigida com o uso de lentes de contato tóricas ou cilíndrica (que faz com que os raios de luz se concentrem em um plano único), ou com cirurgia a laser.
![]() |
visão de uma pessoa com astigmatismo |
Presbiopia
Popularmente conhecida como 'vista cansada', a presbiopia é muito comum na terceira idade, ocasionado com o enrijecimento dos músculos ciliares, a partir dos 40 anos de idade. Quem sofre de hipermetropia ou diabetes tendem a apresentar presbiopia mais precocemente, por volta dos 35 anos.
A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e perda da elasticidade de sua cápsula, impedindo que os músculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato, causando falta de foco na visão para imagens de perto. Este processo acontece gradativamente, e piora de acordo com o aumento de idade, e se estabiliza por volta dos 60 anos.
![]() |
visão de uma pessoa com presbiopia |
A correção pode ser feita com o uso de lentes multifocais ou bifocais. As cirurgias ainda são experimentais que visam aumentar o espaço onde o cristalino se encontra, fazendo com que o mesmo volte a ter capacidade de acomodação, mas isso só faz protelar o aparecimento da presbiopia, e não existem estudos a longo prazo, que avaliem as complicações tardias desta cirurgia.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:
Postar um comentário