Tipos de lentes de contato

As lentes de contato são lentes ópticas pequenas e finas, usadas diretamente sobre o olho para corrigir a sua visão. Você pode usar lentes de contato para corrigir erros de refração, como:

• Miopia (dificuldade em enxergar de longe)
• Hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto)
• Astigmatismo
• Presbiopia

Baseando-se no erro de refração de sua visão, o especialista indicará uma lente específica para o seu caso, contando também com as condições fisiológicas de seus olhos.

As diferenças das lentes rígidas e gelatinosas


exemplo de lente rígida
Grande parte dos usuários de lentes optam pelas gelatinosas ou hidrofílicas, que contêm uma grande quantidade de água (é dessa forma que elas permanecem macias). Em muitos casos, a melhor lente de contato pode ser uma gelatinosa, pois são extremamente finas e feitas de materiais que deixam passar o oxigênio para o olho. Os atuais avanços tecnológicos das lentes de contato diminuíram bastante o uso das antigas lentes rígidas. Existem 4 tipos de lentes de contato gelatinosas:




Lentes de contato para miopia e hipermetropia

São lentes esféricas. Corrigem problemas básicos de visão, incluindo dificuldade em enxergar de longe (miopia) e de perto (hipermetropia).

Lentes de contato para astigmatismo

São lentes tóricas. Corrigem astigmatismo ao compensar a diferença de grau existente entre os eixos refrativos do olho.

lentes coloridas
Lentes de contato para presbiopia

São lentes de contato bifocais ou multifocais. São utilizadas para corrigir presbiopia (a incapacidade de focar com precisão para uma visão nítida de perto, também conhecida como "vista cansada").


Lentes coloridas

Utilizada para fins estéticos. Possuem diversas cores e formatos, e são fabricadas com ou sem grau.


Qual a durabilidade dos produtos?


Existem lentes diárias, quinzenais, mensais e anuais. As lentes diárias são as mais práticas para quem tem um ritmo de vida mais acelerado. Basta descartá-las ao final do dia, após o uso. Já as quinzenais, mensais e anuais possuem uma durabilidade maior, permitindo que o usuário limpe-as, desinfete-as e guarde-as no estojo, até o último dia de validade.



fonte: Johnson & Johnson