Visão vs Boa Alimentação

Comer pelos olhos: Quase 70% das patologias oculares estão relacionadas com má nutrição

Os olhos de um míope de 40 anos são os de alguém de 50; envelhecem dez vezes mais que os saudáveis a partir de 10 dioptrias, segundo estabelece o catedrático de oftalmologia Jorge Alió. Assim como a pele - que é um excelente indicador indireto de como se encontram nossos órgãos visuais -, os olhos precisam de antioxidantes que ajudem a reduzir ou pelo menos desacelerar esse processo de desgaste. "Eles sofrem os mesmos tipos de agressão", insiste o professor.


O mito da cenoura


Se a cenoura é boa para reforçar a proteção natural da pele contra o sol, também serve para os olhos. Além disso, talvez lhe tenham dito quando criança para comer muita para ter olhos de lince. Exageros à parte, a questão é que se trata de uma hortaliça rica em vitamina A (também presente em espinafre, tomate ou pêssego), necessária também para a visão noturna, que costuma ser muito ruim nos míopes.

"Cerca de 70% das patologias oculares se relacionam a problemas de desnutrição", tanto por deficiência como por excesso, afirma o Centro de Pesquisas Biomédicas em Rede - Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição (CIBERobn), que aponta que "é necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada para melhorar a saúde visual". 

Ingerir peixe oleoso com regularidade pode ajudar a reduzir o risco de sofrer uma degeneração macular associada à idade, segundo alguns estudos. "Os azeites graxos ômega 3 têm efeitos anti-inflamatórios, melhoram a qualidade da película lacrimal e reforçam os mecanismos antioxidantes do olho; favorecem o metabolismo dos fotorreceptores da retina e se transformam em veículo de outras substâncias benéficas", enumera Alió. 

Encontramos outros antioxidantes naturais, como o chocolate amargo, o chá verde, melatonina e vinho tinto em doses baixas, "cuja utilidade real na prevenção ou melhora das enfermidades oculares relacionadas com o aumento do metabolismo oxidativo não foi comprovada", esclarece.


Vitaminas que colaboram para a saúde ocular


Vitamina A/Betacaroteno

Este nutriente ajuda a manter os seus olhos saudáveis ao evitar a cegueira noturna, sendo provavelmente o ingrediente mais importante para olhos saudáveis. Basta meia cenoura por dia para lhe fornecer a sua dose diária recomendada de vitamina A. Outros alimentos ricos em vitamina A são o óleo de fígado de bacalhau, a batata doce, o fígado e a abóbora.


Vitamina C

Esta vitamina solúvel na água é um componente da maioria dos tecidos do corpo, sendo essencial para os seus olhos. Como potente antioxidante, também neutraliza os radicais livres nocivos e protege as células, ajudando a prevenir algumas doenças dos olhos. Papaia, laranja, suco de uva, morango, pimentão verde, tomate e couve-flor são ricos em vitamina C. 

Vitamina E

Como a vitamina C, esta vitamina lipossolúvel é um poderoso antioxidante que protege a saúde dos olhos contra doenças como as cataratas e a degeneração macular senil (DMRI). Amêndoas, óleos de açafrão e de milho, mangas, avelãs, nabos, pistaches e amendoins são todos ricos em vitamina E. 


Carotenóides

Os carotenóides existem nos pigmentos naturais das plantas, fornecem as cores vibrantes encontradas nos legumes e nas frutas que comemos. A luteína e a zeaxantina são apenas duas das muitas variedades, e protegem os olhos contra deterioração e doenças. A luteína pode ser encontrada em alimentos como espinafre, alface, couve, brócolis, ervilha fresca, e muitas frutas e legumes amarelos ou laranja, enquanto a zeaxantina pode ser encontrada em pimentão laranja, milho e alguns legumes com folhas verdes, como a couve de folhas frisadas, a couve galega, o espinafre e o nabo.


Zinco

Um mineral essencial encontrado em praticamente todas as células do corpo, o zinco mantém o corpo saudável, principalmente os olhos. Você pode encontrar zinco numa grande variedade de alimentos, incluindo carne vermelha, aves, ostras, frango, feijão cozido, iogurte, leite, cereais e misturas de frutas secas. 


Fonte: Elena Sevillano para UOL / Johnson & Johnson