A importância da reposição das lentes no prazo estipulado


É muito importante que você substitua as lentes de contato de acordo com a data sugerida pelo fabricante, para que seus olhos sejam sempre saudáveis e que o uso seja confortável por um longo prazo.

O uso persistente do produto fora do prazo de durabilidade pode causar uma infecção na córnea ou até levar à cegueira nos casos mais extremos. Normalmente os olhos do usuário sinalizam quando as lentes de contato começam a agredi-lo e é hora de fazer a revisão. Mas independentemente dos sinais, é prudente, para quem usa lentes, visitar o oftalmologista a cada seis meses.

Quando as lentes passam do prazo, o olho começa a reagir, apresentando coceira, vermelhidão e desconforto na córnea. Se o usuário insistir em usar o produto, pode sofrer uma hipersensibilidade do olho ao uso de lentes de contato ou evoluir para uma infecção severa na córnea, por isso é muito importante que a reposição seja feita, de preferência até com um mês de antecedência. Assim quando a durabilidade chegar ao fim, um novo par de lentes já estará disponível pra você efetuar a troca sem problemas. 

Relembre os tipos de lentes de contato



As lentes podem ser classificadas em dois grupos: descartáveis e de longa duração, como já vimos em posts anteriores. As gelatinosas são as mais simples, produzidas em larga escala e confortáveis. Podem ter seu descarte diário, semanal, mensal ou anual.
Clicando aqui você encontrará os diversos tipos de lentes de contato gelatinosas e a durabilidade de cada uma.

Durabilidade


O usuário deve ficar atento aos menores sinais de desconforto ou embaçamento. A olho nu, por exemplo, é possível perceber o aparecimento de alguns depósitos orgânicos em forma de pontinhos escuros, caso suas lentes sejam de uso prolongado. Isso pode acontecer se a higienização ou o manuseio não forem feitos adequadamente. Caso isso ocorra, é necessário procurar imediatamente um especialista.
Se o usuário tiver uma certa dificuldade com a higienização, as lentes de descarte diário são as mais indicadas, pois a cada dia, uma lente nova é utilizada.

Evite soro fisiológico


O usuário de lentes deve tomar alguns cuidados para garantir a saúde de seus olhos e evitar problemas na utilização do produto. O uso de soro fisiológico, por exemplo, deve ser restrito ao enxágue das lentes após a limpeza com os produtos específicos. Há produtos específicos para fazer tal procedimento.

É de extrema importância seguir regradamente a higienização das lentes de contato antes e após o uso. Clique aqui para ver as indicações.

Fonte: Portal HOB