Limpeza, manuseio e cuidados com as lentes

Higienização de suas lentes de contato


A higienização das lentes de contato é primordial para sua saúde ocular, além de colaborar com a durabilidade, caso suas lentes sejam de uso prolongado. Ao limpar e enxaguar adequadamente as suas lentes de contato você eliminará pelo menos 90% de diversas bactérias. 

Primeiros cuidados

Grande parte das marcas de lentes de contato disponibilizam em suas embalagens as dicas abaixo. Basta segui-las a risca:

  • A melhor hora para limpar e desinfetar lentes de contato gelatinosas descartáveis é imediatamente depois de retirá-las. Antes disso, é de suma importância lavar bem as mãos, para não correr o risco de adquirir nenhum tipo de infecção, devido as bactérias.

Limpando suas lentes

  • Coloque a lente na palma da mão limpa e seca.
  • Aplique algumas gotas de uma solução de limpeza diária e use o seu dedo "mindinho" para esfregar suavemente as superfícies frontal e posterior de cada lente.
  • Enxágue bem as suas lentes com a solução e guarde-as no recipiente próprio para o produto.
  • Encha cada compartimento do estojo de lentes com a solução, o suficiente para cobrir as lentes, sem transbordar. Feche as tampas e deixe as lentes mergulhadas até quando for usá-las novamente ou tiver de mudar a solução de armazenamento (isto vai depender da solução para lentes de contato que estiver usando – consulte o guia de utilização).
  • Sempre fique atento à data de validade dos produtos utilizados para higienização.
  • Caso deseje parar de usar as lentes por alguns dias, siga as instruções da solução para saber o período máximo de permanência das lentes no estojo fechado sem utilização;
  • Quando as lentes de contato ficam muito tempo sem uso, a solução em que elas ficam mergulhadas seca. É necessário sempre averiguar o estojo para que isso não aconteça, pois o produto secará caso fique fora da solução. Caso isso ocorra, jogue fora as suas lentes imediatamente.


Soluções específicas

Há diversas soluções para desinfecção e limpeza de suas lentes. Consulte nosso site clicando aqui e confira as diversas marcas do mercado. 


Limpeza do estojo


Além das lentes de contato, o estojo onde elas são armazenadas precisa sempre estar limpo e desinfetado. E para isso também não há nenhum segredo:

  • Depois de colocar as lentes nos olhos, esvazie a solução do seu estojo.
  • Lave regularmente (sugestão: 1 vez por semana) o estojo com água corrente e sabão. Enxágue-o bem e deixe-o secar ao ar com as aberturas voltadas para baixo, sobre um lenço de papel descartável, também coberto por outro lenço de papel (os micróbios não conseguem se multiplicar num ambiente seco). 
  • Substitua os seus estojos com frequência – o ideal é a cada 3 meses.


fonte: Johnson & Johnson
Lembre-se que as orientações de como limpar e conservar suas lentes devem ser primeiramente apresentadas pelo seu especialista.