Visitando o oftalmologista


É mais do que certo que exames oftalmológicos garantem sua saúde ocular e boa visão, possibilitando qualidade de vida e bem estar. Mas de quanto em quanto tempo é necessário visitar o oftalmologista?

Os seus olhos devem ser examinados por um Oftalmologista pelo menos uma vez por ano, mesmo se você tiver uma visão perfeita “20/20”. Algumas pessoas precisam ser examinadas com maior frequência. O seu Oftalmologista pode aconselhar o intervalo correto para você. Se sofrer de visão embaçada ou dores de cabeça, é ainda mais importante fazer um exame oftalmológico. É o profissional que examinará seus olhos e verá se podem ser beneficiados com alguns exercícios simples ou se a sua visão necessita de correção. 

Além de verificar se a sua visão necessita de correção, os exames oftalmológicos indicam o bom funcionamento e a saúde geral dos seus olhos. Também podem descobrir e detectar sinais precoces de problemas de saúde, como glaucoma, hipertensão e diabetes. Quanto mais cedo for detectado um problema, maior a possibilidade de sucesso no tratamento.

A detecção precoce e o tratamento das deficiências visuais são vitais para pessoas de todas as idades. Para os jovens, uma boa visão é essencial na aprendizagem. Um exame oftalmológico detectará quaisquer problemas de visão que podem afetar o desempenho e as atividades escolares. Quando envelhecer, uma boa visão é crucial para ajudar a manter a sua independência e reduzir o risco de acidentes. 



Seus olhos revelam mais sobre a sua saúde do que uma visão boa ou má. Examinando seus olhos, seu Oftalmologista poderá ter uma ideia sobre o seu estado de saúde geral. Seus olhos podem dizer ao médico mais sobre o estado de suas veias e artérias do que qualquer outro órgão. Muitas irregularidades metabólicas afetam seus vasos sanguíneos, e seus olhos podem ajudar a diagnosticar essas doenças mais cedo. É o profissional também que pode descobrir sinais precoces de doenças que podem afetar sua visão. É por isso que os exames oftalmológicos regulares são tão importantes, mesmo se você não sentir nenhum problema de visão.


Alguns sinais também podem indicar ao Oftalmologista  alguns problemas de saúde, tais como:


- Dores de cabeça: Algumas doenças podem causar, às vezes, dores de cabeça, especialmente em volta dos seus olhos e na testa. Os tipos de doenças que o seu Oftalmologista pode diagnosticar incluem:

• Sinusite e enxaqueca

• Um tumor desconhecido

• Glaucoma (pressão alta no interior do seu olho)

• Problemas funcionais dos músculos dos seus olhos.

- Hipertensão (pressão alta): são os vasos sanguineos irregulares ou estreitos que podem sinalizar precocemente uma hipertensão arterial sistêmica.

- DiabetesPequenas áreas circulares de hemorragias ou depósitos na sua retina podem ser um sinal de diabetes, e que podem afetar também a visão.

- Colesterol elevadoUm exame  pode revelar os danos que um elevado nível de colesterol pode ter causado ao seu organismo. 


Mesmo que você tenha uma visão perfeita, é importante que os seus olhos sejam examinados, portanto procure o seu Oftalmologista e marque o quanto antes um exame oftalmológico.

Fonte: Johnson & Johnson