Doenças comuns nos olhos

No post anterior, citamos os problemas comuns detectados nos olhos, e que se forem detectados precocemente, evitam de se tornar doenças mais graves. Hoje veremos as doenças  mais comuns dos olhos  e como podem ser tratadas.

Glaucoma

O glaucoma é o resultado de uma incapacidade para regular corretamente a pressão interna do olho. Quando esta pressão for muito elevada, pode causar danos aos nervos ópticos. Se não for tratado, o glaucoma pode causar cegueira.

É muito comum não sentir quaisquer sintomas que indicam o surgimento do glaucoma. Isso explica a extrema importância de fazer exames oftalmológicos regulares para verificar se existe o glaucoma, principalmente na terceira idade, pois a visão continua perfeitamente normal no início. Um exame oftalmológico anual, efetuado pelo seu profissional de confiança, ajudará a detectar o glaucoma precocemente e  manter os seus olhos saudáveis. Como existe um aspecto hereditário em muitos casos de glaucoma, é  importante também efetuar exames regulares se algum membro da família já sofrer desse problema.

Em estágios iniciais, o glaucoma pode ser facilmente tratado com gotas oftálmicas. Em casos mais graves, o tratamento pode envolver o laser ou a cirurgia. Os nervos que já estiverem danificados não podem ser recuperados, mas os nervos saudáveis podem ser protegidos.

Certifique-se de fazer um exame oftalmológico anualmente. Marque uma consulta com o seu oftalmologista 

Catarata

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal

Os sintomas da catarata deixam a visão pouco clara, um aumento dos brilhos e mais dificuldade para dirigir à noite. Quando isto ocorrer, a  lente natural dos olhos precisa ser removida e substituída por uma lente sintética de plástico. Esta operação é uma das cirurgias mais comuns do mundo.

A exposição à radiação UV acelera o progresso das cataratas, por isso é muito importante proteger os seus olhos com óculos e lentes de contato que ofereçam uma proteção contra esta radiação. Se você notar que a sua visão está se tornando nebulosa, peça ao seu oftalmologista para fazer um exame. 

fonte: Johnson & Johnson