Dúvidas simples e frequentes


Quando alguém decide migrar dos óculos para as lentes de contato, surgem as dúvidas das mais comuns às complexas. Abaixo estão as dúvidas mais frequentes feitas por novos usuários:

  • Posso usar lentes mesmo não precisando de óculos o tempo todo?

Você pode usar lentes de contato para a sua correção diária da visão, ou em combinação com os óculos. Se as suas necessidades de correção da visão não forem muito grandes, verá que as lentes também podem ser uma alternativa conveniente.

  • Quem pode usar lentes de contato?

Quase todo mundo pode usar lentes de contato, mas existem situações especiais que devem ser consideradas. Embora muitas questões relacionadas aos cuidados dos olhos se mantenham as mesmas em nossas vidas, outras podem mudar – assim como nós:

- Alguns adolescentes e jovens adultos podem sentir os olhos cansados depois de horas de estudo ou de trabalho em frente ao computador.
- Os adultos de meia-idade podem desenvolver a presbiopia – perda da capacidade de acomodação da visão, para perto, necessitando de óculos para leitura ou bifocais.
- As pessoas podem desenvolver secura nos olhos, glaucoma, catarata ou outras doenças


  •  Devo trocar as minhas lentes se ainda me sinto bem com elas?

Você até pode se sentir bem. No entanto, mudar suas lentes de contato da forma indicada pelo seu Oftalmologista é essencial para manter seus olhos confortáveis e saudáveis. Quando suas lentes chegam ao fim da vida útil, atraem resíduos de seus olhos, de suas mãos e do ambiente. Isso pode afetar a superfície da lente, causando irritação e perturbando a sua visão, ou pode até mesmo afetar a saúde dos seus olhos. Além do mais, usar lentes após o período recomendado aumenta o risco de infecções microbianas.

  • Posso continuar usando lentes após passar a data de validade?

Não. Após a data de vencimento não podemos assegurar que as lentes ou a solução estejam esterilizadas. Não recomendamos que você use as lentes de contato com a data de validade vencida.

  • Preciso dar aos meus olhos um descanso das lentes de contato?

Os seus olhos precisam receber uma boa oxigenação. Normalmente, você pode usar as lentes de contato diariamente com tranquilidade, salvo se recomendado de forma diferente pelo seu Oftalmologista. Opte por lentes fabricadas com silicone hidrogel, que fornecem muito mais oxigênio para os olhos. Quanto mais oxigênio os seus olhos receberem, mais saudáveis ficarão.

  • Posso nadar ou tomar banho usando as lentes de contato?

Ao expor as lentes de contato à água durante a natação ou o banho, o risco de infecções nos olhos, causadas por micro-organismos, pode aumentar. Consulte o seu Oftalmologista sobre o uso de lentes de contato durante atividades que envolvam a exposição à água, especialmente natação e outros esportes aquáticos.

  • O que fazer se a minha visão não estiver boa, mesmo com lentes?

Podem existir muitos motivos para a sua visão não estar boa, mesmo com lentes. Pode ser algo tão simples como olhos secos, lentes mal adaptadas, ou um exame de refração desatualizado. Ou também pode ser um sinal de um problema mais sério, não relacionado às suas lentes de contato. Se tiver algum problema com a sua visão, ou com as suas lentes, fale com o seu Oftalmologista.

  • Posso usar colírio com minhas lentes de contato?

Sim, mas deve utilizar colírios especificamente recomendados para serem utilizados com lentes de contato gelatinosas hidrofílicas (que gostam de água). Consulte o seu Oftalmologista antes de usar quaisquer gotas oftálmicas.

  • É seguro usar lentes depois de tê-las deixado expostas ao calor?

Se você deixou as lentes de contato no carro e desconfia que ficaram expostas ao calor intenso, você só pode usá-las com segurança se as lentes continuarem firmemente seladas nas suas embalagens originais de película. No entanto, se suas lentes estiverem fora da embalagem original e no seu próprio estojo para lentes, recomendamos que as jogue fora e use lentes novas.

  • Sinto que a lente está “perdida” no meu olho. O que fazer?

Primeiro, lembre-se de que a lente não pode passar para trás do seu olho. Revire os olhos até a lente se colocar num ponto onde você consiga vê-la. A seguir, depois de lavar as mãos com água e sabão, e secá-las, retire a lente. Se a lente não se deslocar por si mesma, coloque algumas gotas umidificantes no olho e olhe para cima, para baixo e de um lado para o outro, para tentar mover a lente. Você também pode fechar os olhos e mover suavemente o dedo sobre a pálpebra, em volta da órbita do olho, para reposicionar a lente num ponto onde possa vê-la. Se a lente não se deslocar, ou se você sentir um desconforto extremo, contate o seu Oftalmologista.

  • Posso colocar as lentes de contato na boca para umedecê-las?

Nunca! A boca não é um ambiente estéril. Se precisar umedecer suas lentes, use gotas umidificantes para lentes de contato. Seu Oftalmologista poderá recomendar o melhor produto para você e para suas lentes.

  • Posso emprestar minhas lentes para alguém experimentar?

Você nunca deve compartilhar suas lentes com outra pessoa. Suas lentes de contato são dispositivos médicos que foram especialmente recomendados pelo seu Oftalmologista para as suas necessidades únicas de visão. Sugira a essa pessoa que contate um Oftalmologista.


  •  Posso usar lentes depois de fazer cirurgia refrativa?

Talvez. Confirme com o Oftalmologista na sua próxima consulta. O LASIK pode não uma solução permanente, e você ainda pode precisar corrigir a visão aos primeiros sintomas de presbiopia. Uma lente gelatiosa é a opção.


Fonte: Johnson & Johnson