Lentes de contato bifocais


Nesta semana, publicamos um post sobre lentes de contato e o envelhecimento. Uma das opções apresentadas no texto era lentes de contato bifocais e a monovisão.
Pessoas que precisam usar lentes bifocais, mas não desejam usar óculos, podem fazer uso de lentes de contato. Uma das opções, por exemplo, é usar lentes de contato para visão à distância e usar óculos para leitura ou outros trabalhos em curta distância. Entretanto, para aqueles que não desejam usar óculos de maneira nenhuma, existe uma técnica para uso de lentes denominada monovisão. 
Na monovisão, a pessoa usa duas lentes de contato diferentes, uma corrigindo um olho para visão à distância e a outra corrigindo o outro olho para visão próxima. O sistema visual do paciente vai se ajustando de maneira correspondente. Cerca de 80% das pessoas que experimentam a monovisão estão satisfeitas com os resultados.

Lentes de contato bifocais são outra opção para pessoas que não desejam usar óculos. Essas lentes estão disponíveis em diversos tipos, um dos quais pode ser o certo para você:
  • Lentes bifocais alternativas são divididas na metade, como muitas lentes bifocais. A parte inferior é para visão próxima, a parte superior para visão à distância.
  • Lentes de anel concêntrico apresentam um grau no centro da lente e um grau diferente próximo às bordas.
  • Lentes multifocais asféricas mesclam os graus para visão próxima e à distância, e o sistema visual do paciente deve aprender a selecionar o grau quando precisa.

Discuta todas essas opções com o seu oftalmologista antes de tomar uma decisão.

Fonte: Alcon