Lentes de contato vs olhos secos

A síndrome de olho seco é uma insuficiência crônica de lubrificação e humectabilidade no olho. Suas consequências se estendem desde uma ligeira, mas contínua irritação até a inflamação ocular dos tecidos oculares. É muito inconveniente para usuários de lentes de contato.
A sensação persistente de secura e ardência nos olhos são sinais da síndrome de olho seco. Algumas pessoas têm a “sensação de corpo estranho”, como se tivessem algo no olho. E, curiosamente, o lacrimejamento pode ser o resultado desta síndrome, pois a secura excessiva dos olhos estimula o componente aquoso da lágrima. Muitas vezes, o olho não produz lágrima suficiente ou apresenta uma composição que favorece a sua rápida evaporação. Em outros casos, o olho seco se deve a quantidade insuficiente de piscadas. Os usuários frequentes de computadores, por exemplo, “esquecem” de piscar por longos períodos de tempo, e ainda que sua película lacrimal seja normal, ela se evapora causando desconforto.
Esta síndrome tem inúmeras causas. Pode ocorrer devido ao avanço da idade, particularmente durante a menopausa, como efeito associado a alguns medicamentos como antihistamínicos, antidepressivos e anticonceptivos ou exposição a um ambiente seco, contaminado ou com muito vento. Os olhos secos também pode ser um sintoma de doenças gerais como lupus, artritis reumatoide ou síndrome de Sjogren (uma tríade de olhos secos, boca seca e artritis reumatoide ou lupus).


Como tratar

A síndrome de olho seco é uma condição em desenvolvimento que não tem cura, mas o ressecamento, coceira e irritação podem ser amenizados. O seu oftalmologista pode prescrever uma lágrima artificial - gotas umidificantes que aliviam a secura e a coceira.
Se você é um dos muitos usuários que sofrem desconforto ao final do dia, ou sentem incômodos durante o uso de computadores ou em ambientes com ar condicionado, lentes de contato diferenciadas podem minimizar o seu desconforto. Elas foram desenhadas para manter uma película protetora de água ao redor da lente, deixando suas lentes úmidas e confortáveis durante todo o período de uso.

Vale a pena mudar de lentes?
Em um recente estudo clínico, 6 a cada 10 usuários de lentes de contato relataram que o tempo de uso de lentes com essas lentes especiais aumentou, e 9 em cada 10 irão aderir as novas lentes.

Outra medida eficaz é adotar uma solução de desinfecção multipropósito, que ajuda as lentes de contato a reter umidade até certo ponto, mas o tratamento mais comum para olho seco é o uso de lágrimas artificiais.

Fonte: Coopervision