Porque é importante fazer exames oftalmológicos?


Manter uma rotina de exames oftalmológicos é importante, independentemente da idade ou saúde física. Durante um exame oftalmológico completo, o seu oftalmologista faz muito mais do que apenas determinar a sua receita de óculos ou lentes de contato . Ele ou ela também irá verificar os seus olhos para comuns doenças oculares , avaliar como os seus olhos trabalham juntos como uma equipe e avaliar os seus olhos como um indicador de sua saúde geral.

Além disso, os oftalmologistas, muitas vezes são os profissionais de saúde de cuidados de primeira para detectar doenças sistêmicas crônicas, tais como pressão arterial elevada e diabetes. 

Quem deve ter seus olhos examinados?

O exame oftalmológico é uma parte importante da manutenção da saúde para todos. Os adultos devem ter seus olhos testados para manter suas receitas correntes e para verificar os primeiros sinais de doença ocular.
Exames em crianças são importantes para garantir o desenvolvimento da visão normal, e desempenham um papel importante para assegurar o desenvolvimento normal de visão e desempenho acadêmico de nossos filhos.

A visão está intimamente ligada ao processo de aprendizagem. Crianças com problemas de visão não detectados muitas vezes terão problemas com seu redimento escolar. Muitas vezes, as crianças não vão reclamar do problema, simplesmente porque eles não sabem o que a visão "normal" parece.

O que é o médico dos olhos diagnostica?

Além de avaliar os seus olhos para óculos e contatos, o seu oftalmologista irá verificar os seus olhos para doenças oculares e outros problemas que podem levar à perda da visão. Aqui estão alguns exemplos das condições que o seu oftalmologista vai estar procurando:

  • Erro de refração. Refere-se a miopia ,hipermetropia e astigmatismo . Os erros de refração são corrigidos com óculos, contatos ou cirurgia refrativa .
  • Ambliopia. Isto ocorre quando os olhos estão ligados ou quando um olho tem uma receita muito diferente do que o outro. O cérebro vai "desligar" a imagem do olho desviado ou desfocada. Se não for tratada, a ambliopia pode afetar o desenvolvimento dos olhos, resultando em problemas de visão permanente. 
  • O Estrabismo é definido como mal posicionamento da visão. O examinador vai verificar o alinhamento de seus olhos para ter certeza de que eles estão trabalhando juntos. Estrabismo causa problemas com a percepção de profundidade e pode levar a ambliopia.
Depois de um exame abrangente, o seu oftalmologista irá discutir os resultados e oferecer opções de tratamento mais adequados às suas necessidades.

Fonte: All About Vision