O que é Pterígio?


O pterígio é uma massa fibrovascular de forma triangular da conjuntiva, que popularmente foi batizada de "carne crescida". Muitas vezes é confundida com catarata e pode ser removido cirurgicamente, quando esta pele cresce ameaçando chegar a pupila, que ocasiona mudança na córnea e leva a astigmatismos altos, nos casos de irritação frequente ou hiperemia (vermelhidão) constante em que haja motivação estética. Nos casos de menor sintomatologia ou pacientes muito jovens pode ser feito apenas acompanhamento clínico. Uma pequena membrana avermelhada na superfície do olho avança em direção à córnea, e os principais sinais e sintomas são olho vermelho, fotofobia e irritação.

As causas ainda não são conhecidas, mas há suspeitas que a exposição frequente à radiação ultravioleta e poeira são os principais causadores do pterígio. O crescimento é benigno, mas é comum o ressurgimento da doença após a cirurgia de remoção, principalmente no caso dos jovens. É necessário o uso de partículas beta para evitar que isso aconteça.

A forma eficaz de evitar o pterígio é usar óculos solares apropriados e com proteção na medida certa (nosso próximo tema aqui no blog), evitando assim condições ambientais secas e exposição excessiva aos raios nocivos. A aplicação de lágrimas artificiais, quando as condições climáticas são secas, também colabora para evitar a doença.