Como higienizar suas lentes adequadamente


No post anterior falamos sobre a importância de manter a higienização das lentes, assim como substitui-las por novas após o prazo estipulado pelo fabricante. Hoje mostraremos as (simples) maneiras de limpar suas lentes de contato, para evitar qualquer tipo de infecção.
É muito comum encontrarmos usuários de lentes de contato que usam soro fisiológico para fazer a higienização de seu produto, por conta da diferença de preços entre eles e os produtos adequados. Isto é errado, pois há substâncias químicas no soro que podem causar infecções e alergias, e o barato acaba saindo caro. O soro fisiológico não limpa e nem desinfeta a lente de contato, fazendo com que bactérias, gorduras e proteínas se acumulem em sua superfície. Já foram registrados alguns casos de alteração e úlcera na córnea, e também perda de visão nesses casos. 


Seguindo a risca a higienização correta:

  • É muito importante lavar bem as mãos com água e sabão antes de tocar nas lentes, tanto para tirá-las dos olhos, como do estojo.
  • A solução multiuso é própria para o enxague da lente antes de aplicá-la no olho. Utilize-a.
  • Ao retirar as lentes, não se esqueça de também lavar as mãos. Você deve depositá-la no centro de sua palma da mão, em seguida espirrar um pouco da solução multiuso e esfregar com o dedo indicador suavemente. Assim você consegue remover todas as impurezas da superfície. Finalize enxaguando novamente e guardando as lentes no estojo, totalmente submersas a solução multiuso depositadas no frasco.
Usuários que utilizam as lentes diariamente devem seguir a risca essa higienização dia após dia. Caso o uso seja eventual, a limpeza deve ser feita semanalmente, e o liquido do estojo deve ser trocado uma vez por semana.