Lente de contato biodegradável que cura a cegueira

Pode parecer mágica,  mas na verdade é ciência. Cientistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, encontraram uma maneira revolucionária de devolver a visão, ou garantir não perdê-la a quem sofre ou poderá sofrer deste mal. 
Uma lente de contato capaz de armazenar células tronco, que podem se transformar em qualquer outro tipo de célula do corpo, poderá restaurar ou proteger a visão de uma forma natural, reparando o tecido afetado. Pensando nisso que os cientistas descobriram que é capaz de reconstituir a córnea, principal órgão responsável pela visão.
Essas lentes são confeccionadas com o formato de um pequeno disco biodegradável, com um tipo de 'bolso' para armazenar as células tronco, garantindo assim a fixação delas no local, todas agrupadas. O material que se encontra no centro do disco é mais fino do que esses bolsos, portanto biodegrada-se mais rapidamente, o que permite que as células-tronco se espalhem pela superfície do olho e reparem a córnea.
Atualmente a cegueira corneal é tratada através de transplantes ou da inserção de células-tronco no olho afetado, com a ajuda de uma membrana humana, que deve ser doada, e carrega temporariamente as células para o olho. Mas esse processo possui tempo limitado, já que essa membrana não retém as células necessárias.  
Os testes já realizados em laboratório mostram que as membranas criadas são capazes de auxiliar o crescimento celular. Os ensaios clínicos deverão começar brevemente na Índia, graças a uma parceria com o LV Prasad Eye Institute em Hyderabad

Informações: Daily Mail