Cuidados com a visão para todas as idades

Especialistas dizem que não existe hora certa para ir ao oftalmologista, justamente porque qualquer hora é hora para fazer os exames de precaução. A única coisa que muda por causa da idade é a periodicidade , que varia de acordo com cada fase. Mas quanto mais rápido a visita for, mesmo com nenhum sintoma de incômodo, melhor. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 75% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se tivessem sido diagnosticados em seu estágio inicial.

O primeiro ato de prevenção deve ser tomado logo no nascimento de um bebê. Recém nascidos podem ser submetidos ao teste do olhinho ainda na maternidade, e o diagnóstico pode indicar se a criança sofre de catarata, glaucoma, tumores, cicatrizes e má formação do globo ocular, além de patologias como a miopia, estrabismo, retinopatia e hipermetropia. 

Da adolescência até os 40 anos, deve-se fazer exames de rotina. Como já dissemos aqui algumas vezes, principalmente na fase escolar, a criança pode ter problemas em seu desempenho na sala de aula justamente por sofrer dessas patologias e não saber. Com o decorrer dos anos, o uso frequente do computador também compromete a visão, pois o usuário pisca menos que o habitual. Sendo assim, a probabilidade de adquirir miopia, hipermetropia e astigmatismo é grande. Uma simples dor de cabeça já é um indicativo para se buscar ajuda de um especialista.

Após os 40 anos é muito comum surgir a presbiopia, conhecida como 'vista cansada'. A partir dessa idade também é possível o surgimento da catarata, pressão intraocular mais alta, glaucoma e degeneração muscular, por conta do envelhecimento central da retina. É diagnosticado por embaçar a visão durante a leitura ou perda da visão central, com o surgimento de manchas escuras. 

Com o diagnóstico precoce de todas as doenças e patologias citadas, é possível evitar maiores problemas, principalmente a cegueira. Então já sabe: consulte regularmente o seu oftalmologista de confiança, reponha suas lentes de contato sempre no período indicado pelo fabricante e nunca se esqueça de fazer a higienização adequada de suas lentes de contato