Os cuidados básicos para esportes

É muito comum no verão (ou até mesmo por conta das férias) as pessoas se dedicarem mais aos esportes, até mesmo pela disposição que o clima proporciona. Há também aquele desejo de inicio de ano de entrar em forma, e por isso, a dedicação a esta meta é algo notório. Mas o que nunca podemos esquecer é que, independentemente da estação do ano, é muito importante estar em dia com os cuidados básicos aos olhos na prática de esportes, principalmente os praticados na praia, ou os que utilizam bolas pequenas e movimentos rápidos.

Pode parecer besteira, mas uma bola de squash, por exemplo, possui mais energia do que uma bala de revólver calibre 22. Por isso, é essencial o uso de óculos especiais em tais praticas, até mesmo porque os óculos comuns não protegem adequadamente para essa finalidade, nem mesmo impedem que grãos de areia entrem nos olhos durante a diversão do frescobol ou futevôlei. 

O adequado é adotar óculos com lentes a prova de estilhaçamento com proteções laterais. As indicadas por especialistas são as de policarbonato e ASTM F803 e ANSI Z87.1, o mesmo utilizado nos para-brisas de aviões. A lente deve ter ao menos 3 mm de espessura, e proteger não só os olhos, mas também as sobrancelhas e nariz. Os modelos conhecidos como 'design italiano' são os mais consumidos, pois possuem uma armação em acetato com proteções de silicone, bandana traseira larga para melhor fixação e conforto, e ponte também de silicone para melhor adaptação.