Proteção UV nos óculos e nas lentes de contato

O verão está acabando, mas isso não quer dizer que devemos relaxar com a proteção dos olhos contra os raios UVs, não é mesmo? A melhor maneira de protege-los é usando um filtro UV, que irá evitar que os raios mais nocivos penetrem em seus olhos. Os óculos e as lentes de contato podem ter uma proteção UV incorporada.

Apenas os óculos de sol também não irão bloquear todos os raios ultravioletas, pois a luz solar pode atingir os olhos pelas laterais dos óculos. O uso de lentes de contato com bloqueio UV lhe oferecerá uma proteção adicional até em ambientes internos, uma vez que a radiação também está presente  em luzes fluorescentes e incandescentes. São elas as responsáveis pelo envelhecimento gradativo das nossas células. Daí a importância de nos protegermos sempre, tanto em relação à pele, quanto aos olhos.


Para as lentes serem classificadas como tendo proteção ultravioleta
Entenda a classificação de proteção das lentes de contato:

classe 1 bloqueiam mais de 90% dos raios UV-A e mais de 99% dos raios UV-B.
classe 2, bloqueiam mais de 70% dos raios UV-A e mais de 95% dos raios UV-B.

Vale reforçar o aviso: Os óculos de sol de má qualidade - sem proteção certificada contra os raios UVA/UVB – podem causar mais danos aos olhos do que não usá-los. Isto porque as lentes escuras fazem dilatar as pupilas dos olhos, deixando entrar mais raios UVA/UVB que irão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos.

A luz solar é mais intensa entre 10 e 14 horas, portanto a exposição da pele aos raios ultravioleta é mais perigosa nesse horário. Contudo, pesquisas recentes demonstraram que os olhos estão em maior risco no meio da manhã e no final da tarde, portanto certifique-se de que seus olhos estejam protegidos o tempo todo, já que a luz refletida pode causar queimaduras tanto aos olhos quanto na pele. Em elevadas altitudes, montanhas cobertas de neve, praias arenosas e corpos refletores como a água dos lagos, rios e mar, a exposição solar é mais intensa.

Você sabia que a boa alimentação também ajuda a proteger seus olhos? Alimentos como repolho, espinhafre, brócolis e outras frutas e legumes amarelos ou alaranjados possuem luteína, que atua como antioxidante para a proteção das células, evitando que a luz azul atinja e danifique o tecido posterior sensível da retina, e fortalecendo a proteção oferecida por lentes de contato e óculos bloqueadores de raios UV.

Fonte de informação: Johnson & Johnson