Checklist da visão saudável

Preparamos para você uma série de 3 posts que, seguidos a risca, garante uma visão mais saudável para a vida inteira. Você pode imprimir e deixar em sua geladeira ou mural, ou favoritar o post para consultar diariamente, até se tornar um hábito comum em sua rotina. Começaremos hoje com a melhora em sua saúde ocular.

Bons hábitos alimentares: Estudiosos já afirmaram que uma dieta enriquecida com frutas, verduras e omega 3 garantem a redução de problemas oculares, como a degeneração macular e a síndrome do olho seco.

Pratique atividades físicas: praticar esportes ou qualquer atividade que exija esforço físico podem reduzir o risco de algumas patologias, como o glaucoma e a degeneração macular.

Evite o fumo: Fumar aumenta consideravelmente as chances de adquirir catarata, degeneração macular, uveíte e retinopatia diabética. Portanto, o vício não é só prejudicial ao pulmão, como também a visão.

Escolha um óculos de sol adequado: já postamos diversas vezes por aqui a importância de escolher óculos de sol com proteção UV adequada, e quais os malefícios que um óculos sem essa proteção pode causar aos olhos, evitando assim o risco de catarata e degeneração macular. E não importa a época no ano, nem tão pouco se nem sol está, pois os raios ultravioleta estão presentes mesmo em dia nublado.

Visite seu oftalmologista periodicamente: independentemente da idade, toda a família deve fazer exames de vista periodicamente, pois como já mencionamos em posts anteriores, não só é possível evitar ou corrigir a tempo patologias da visão, como também tratar doenças como diabetes e hipertensão, que não tratadas também podem ocasionar problemas oculares sérios.

Utilize óculos de proteção quando executar tarefas de risco: especialistas apontam que 90% das lesões oculares são ocasionados por acidentes domésticos ou no trabalho, que exigem até cirurgias delicadas. Para que isso não aconteça, adote um óculos de proteção para qualquer atividade que requer tal cuidado, como cortar a grama ou madeira, reparos domésticos, pintar parede, entre outros.

Higienize adequadamente as suas lentes de contato: não é porque a lente de contato ainda não está incomodando que ela esteja limpa ou usável. Lentes de contato precisam ser sempre bem armazenadas, higienizadas e com o prazo de validade respeitado, caso contrário, podem ocasionar infecções oculares sérias. Sempre substitua suas lentes de contato conforme o fabricante e oftalmologista recomendem, e não se esqueça de lavar bem aos mãos antes de aplicá-las aos olhos, e também antes de retirá-las. 

Reduza o tempo diante do computador, tablet ou TV: é muito importante deixar que os olhos descansem a cada 20 minutos para aliviar a síndrome da visão do computador, evitando olhos secos e avermelhados. Se for o seu caso, utilize sempre os óculos de descanso enquanto pratica tais atividades descritas, além da leitura.