O que seu olhar diz nas entrevistas de emprego?

Não há uma regra pra se evitar aquela pressão causada por uma entrevista de emprego, ou qualquer outra coisa que defina o seu futuro ou sua vida, não é mesmo? Mas saiba que o olhar pode contribuir em muitos fatores durante este processo, pois pode mostrar uma comunicação muito mais sincera.

O olhar é a melhor interação entre o entrevistador e o entrevistado, pois transmite interesse, como por exemplo, um positivo feito levemente com a cabeça e o pescoço pelo entrevistado, e o olhar firme nos olhos do entrevistador, depois de alguma pergunta.

Um estudo cientifico realizado em 2001 por Castro e Silva identificou que existe dois tipos de olhares, denominados como direto, no qual o interlocutor fala direcionando os olhos diretamente para os olhos de seu ouvinte, o famoso 'olhos nos olhos', e o olhar indireto, quando a pessoa não olha para o seu ouvinte, desviando sempre o olhar como se estivesse falando para várias pessoas. O mais indicado a ser usado em entrevistas é o direto, porque não permite que o entrevistador capte a timidez, receio ou incerteza. Mas é necessário procurar manter a naturalidade sempre, pois uma situação assim forçada pode se tornar constrangedora. 

O olhar também deve transmitir segurança, e a leitura certa dele pode te oferecer segurança também. Se o entrevistador corresponder aos meus sinais do entrevistado, é possível notar se houve uma interação sincera ou superficial. Quanto maior interação, maior a probabilidade do sucesso na entrevista.