A visão dos 20 aos 30 anos

A aparência se torna um quesito importante na vida dos 20 aos 30 anos: para transmitir seriedade e competência no trabalho, para a auto estima ficar em dia, ou até mesmo por vaidade. Muitas vezes não é só um corte de cabelo que satisfaz um usuário de óculos, por exemplo, e acabam adotando práticas que realçam melhor seus principais pontos do rosto. As lentes de contato e a cirurgia a laser são as opções mais adotadas nessa fase.

A cirurgia refrativa, que corrige a forma do olho ou da córnea utilizando o laser, melhorando ou corrigindo o foco da visão, é uma opção para quem se incomoda e muito com o uso dos óculos. Mas para quem acha essa medida muito radical, a lente de contato ajuda e muito quem deseja se livrar das armações.

Recapitulando, as lentes de contato são discos que absorvem a água (conhecidos como hidrofílicos) e ficam acomodadas em uma área suspensa sobre a córnea. Elas oferecem o mesmo 'ajuste' ocular dos óculos, como focalizar a luz na retina do olho, mas possuem uma vantagem muito peculiar: elas corrigem 100% seu campo de visão, já que cobrem toda a córnea, diferentemente dos óculos, que te possibilitam enxergar por cima ou por baixo. Mas, para maior conforto do usuário de lentes, é necessário manter os olhos sempre hidratados, pois o produto flutua sobre as lágrimas, umedecendo os olhos quando pisca.

Se suas lentes de contato estão com a validade em dia e estão causando desconforto, vale a pena se atentar em algumas coisas:

  • Verifique se você não está sofrendo com os olhos secos: remédios para resfriados, pílulas anticoncepcionais, diuréticos, mudanças hormonais causadas pela menstruação, gravidez, e também o ar seco (como o uso do ar condicionado) são grandes vilões para a umidade dos seus olhos;
  • Fumaça, poluição e aerossóis podem também secar seus olhos e causar desconforto;
  • Cosméticos de má qualidade costumam causar ardência à quem sofre de sensibilidade ou é alérgica. Certifique-se não só da procedência e validade do produto, mas também se você é sensível à eles.
  • A fadiga visual ocorre quando o usuário fica por muitas horas seguidas em frente ao computador ou da TV (como mencionamos no post anterior) e também quem dorme pouco e fica acordado até tarde por vários dias. Um bom sono pode colaborar para a umidificação dos seus olhos.
Há duas soluções eficientes para acabar com o desconforto: solicitar ao seu oftalmologista um lubrificante de lentes, e o mais prático, dar um descanso de alguns dias para seus olhos e lentes de contato, usando os seus óculos emergenciais até o desconforto passar.

Infos: Bausch & Lomb