As receitas de óculos e lentes de contato são iguais?

Não. As receitas para lentes de contato e óculos não são as mesmas.

Elas são diferentes pois as lentes dos óculos são posicionadas aproximadamente 12 milímetros dos olhos, enquanto as lentes de contato ficam diretamente na superfície dos olhos.


Se você quer usar os dois, lentes de contato e óculos, você precisará de duas receitas diferentes ou precisará avisar o local onde for comprar suas lentes de contato, que os graus que você tem são de óculos. Assim será feita a conversão necessária para o produto desejado.

Qual a diferença entre as receitas de lentes de contato e óculos?

Assim como a receita de óculos, a receita de lente de contato contém os graus necessários para correção de suas necessidades – como: Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo.
Mas dependendo do grau e do tipo de lente prescrita as especificações podem ficar significativamente diferentes para que você tenha a melhor acuidade visual possível.

Vale lembrar também que a receita de lentes de contato contém informações adicionais que não estão inclusas na receita de óculos e que são determinadas apenas após o teste para adaptação das lentes. São eles:

Curva Base: Usualmente utilizada com a abreviação CB (ou BC em inglês) é a curvatura do lado interno da lente.
A curva base adequada é determinada pela forma de sua córnea e produz um encaixe que não é nem muito solto, nem muito apertado.

Diametro: O diâmetro da lente (DIA) especifica o tamanho total da lente e, juntamente com a curva de base, determina como a lente se encaixa.
Na maioria dos casos, o diâmetro das lentes de contato gelatinosas variam de 13,5-14,5 mm e o diâmetro das lentes rígidas/gás-permeáveis ​​(GP) variam de 8,5-9,5 mm.

Marca e Material das lentes: A marca da lente e material também devem ser especificados em uma prescrição de lentes de contato, pois cada material de lente tem um determinado grau de permeabilidade ao oxigênio.
Isto é especialmente importante se você quiser lentes de contato de uso prolongado ou ocasionalmente adormecer com o produto.

Validade da prescrição/receita: Geralmente, uma receita de lente de contato é válida por um ano.
Você terá que rever o seu oftalmologista ao menos, uma vez por ano para um check-up da saúde dos seus olhos. Prescrições de óculos usualmente expiram após dois anos.

Após a conclusão de seu exame oftalmológico completo, solicite a seu especialista uma cópia de sua prescrição de óculos e lentes de contato, assim você terá certeza de que realizará a compra dos produtos certos para você.

Qualquer um pode obter uma prescrição de lentes de contato?


Não, nem todo mundo que precisa de óculos pode usar lentes de contato. Condições, tais como olhos secos ou blefarite podem fazer o uso de lentes de contato desconfortável ou inseguro.
Além disso, mesmo sem doenças oculares pré-existentes, algumas pessoas têm córneas sensíveis e simplesmente não consegue se adaptar às lentes de contato.

Sobre prescrições de lentes de contato coloridas


A adaptação de lentes de contato deve ser sempre feita por um profissional especializado.
Mesmo se você não tem nenhuma necessidade de correção da visão e quer apenas lentes de contato coloridas ou lentes de contato especiais (exóticas) para mudar o visual, você deve realizar uma consulta antes e nesse caso o grau esférico do produto será “Plano”.

Autor: