Desenvolvimento da visão da criança

Durante o crescimento, a criança desenvolve uma série de habilidades na visão e o fortalecimento de diversos órgãos, como o músculo, conexões nervosas, entre outros. De um a três anos, por exemplo, o pequeno adquiri coordenação entre os olhos, as mãos e o corpo, permitindo assim maior percepção e reflexo de objetos, pra caminhar, correr e jogar bola, coordenando a visão e o corpo. Já na fase pré escolar, precisamente dos 2 aos 5 anos, a criança passa a ter interesse no resultado de suas fotos tiradas, e assim começam a ligar a história com a ilustração registrada, coordenando a audição e a visão. Por isso, é muito importante adotar exercícios saudáveis e divertidos para colaborar com essa fase gostosa de desenvolvimento, como jogos e brincadeiras:


- Um exercício fundamental para a criança é instigar a visão separadamente. Que tal utilizar a brincadeira de 'espiando com um olho só'? Uma lupa, ou até mesmo um rolo de papel toalha pode ajudar e muito! 

- Blocos de construção (aqueles de madeira, que imitam tijolinhos) são ótimos para estimular os reflexos. Jogar bola também é outra opção para este exercício; 

- Legos e outros brinquedos criativos instigam o raciocínio lógico; 

- Brincar de colorir com lápis ou giz de cera oferece a criança a habilidade de distinguir as cores de objetos reais; 

- Livros ilustrados ou até mesmo ler uma revista com muitas fotos para a criança é um ótimo exercício para identificação, associação de palavras com objetos e compreensão a leitura. 

Além disso, é importante casar os exercícios com uma boa alimentação rica em vitaminas. Uma dieta equilibrada faz toda a diferença na saúde, não só da criança, mas dos adultos também. Claro que a visita regular ao oftalmologista é fundamental para a saúde de seu filho (e de todos nós), pois é ele que identificará alguma patologia ou deficiência, evitando assim, maiores problemas futuros.