Vai para a manifestação? Cuide de seus olhos!

Em meio a diversas manifestações que o país hoje participa, vale a pena propagar algumas medidas importantes para se proteger quando se vai às ruas gritar por um país melhor, principalmente por saber que sempre há uma minoria que acaba provocando um confronto inesperado, e algumas armas não letais acabam afetando a saúde de quem está por lá, como o  gás lacrimogêneo, spray de pimenta e as balas de borracha.

Leve com você:

  • Soro fisiológico, água, gaze, máscaras e óculos que protejam o nariz e os olhos. Se pretende também ajudar outras pessoas machucadas, providencie luvas descartáveis (ou saco plástico limpo) para prestar o atendimento.
  • Se for asmático, leve sua bombinha. Bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta causam broncoespasmos e dificultam a respiração.
Deixe em casa:

  • Suas lentes de contato. Se não há outra alternativa, providencie óculos de natação. Sim, é estranho, mas pelo menos assim você não se prejudica, pois além de poder perder suas lentes, os gases tendem a aderir à elas, irritando ainda mais os seus olhos. Os óculos de grau podem receber um elástico amarrado nas extremidades de suas hastes, assim eles não caem no meio da passeata.
Medidas básicas:

  • Um lenço embebido em água em torno do nariz e da boca pode te livrar de alguma 'surpresa bombástica'.
  • Os gases de bombas de efeito moral ou do gás lacrimogêneo costumam causar sensações de ansiedade e desconforto. A solução é manter a calma e procurar um lugar seguro, pois os efeitos passam em 30 minutos.  Além da irritação aos olhos, eles também podem causar sensação de queimadura na pele. Uma capa de chuva ou tecidos impermeáveis são indicados para amenizar tudo isso.
  • Nunca ande sozinho. Tenha sempre com você uma companhia.
Se no meio do tumulto o gás lacrimogêneo for jogado, procure ficar longe da névoa que ele propaga, e principalmente, não ficar sentado ou agachado, pois o gás se acumula exatamente próximo ao chão. Se for atingido, incline sua cabeça para trás e lave os olhos com água ou soro fisiológico. Mas é muito importante você não esfregar os olhos e nem a pele, nem com as mãos e nem com as roupas, porque o gás adere à elas, principalmente se sua camiseta for de algodão.

O tão falado vinagre também ajuda a amenizar os efeitos causados pelo gás, mas como se trata de uma substância ácida, é importante diluir o produto em meio litro de água. Mas isso também não é uma forma eficaz de desaparecer com as reações. A química liberada pelo gás causa uma irritação ocular muito forte, causando até mesmo um edema na córnea, além dos problemas respiratórios.

Os efeitos causados pelo spray de pimenta passam rapidamente, mas se o incômodo persistir, é necessário procurar um pronto socorro. Essa arma não letal possui uma substância chamada capsaicina, que causa problemas na respiração também. As medidas tomadas com o gás lacrimogêneo devem ser as mesmas para quem foi vítima de um ataque de spray de pimenta.

As balas de borracha podem causar cortes e traumas sérios. Se o caso é de sangramento, tente estancar o sangue apertando a região afetada com um pano limpo ou gaze. Assim que possível, lave a região com água e sabão e evite passar algodão e qualquer outro produto na região ferida. Casos de traumas por balas de borracha devem receber gelo na região afetada. Se o corte for muito profundo ou o trauma causar dores de cabeças intensas, sonolências, desmaio, visão dupla ou confusão mental, vômito, forte sangramento no nariz ou ouvido e pupilas de tamanhos diferentes, procure imediatamente um pronto socorro. Isso também vale pra qualquer acidente causado durante o percurso.

E lembre-se: a manifestação deve ser sempre pacífica! Saia de casa com isso em mente, e quando ver algum caso de pessoas perdendo o controle, tente acalmar quem esteja iniciando a confusão. Tudo o que foi dito acima pode ser evitado se a paz for mantida durante todo o evento.