Entendendo melhor a receita de óculos

Você realizou um exame ocular e seu oftalmologista lhe deu uma receita de óculos. Ele provavelmente mencionou que você é míope ou hipermetrope, e/ou possui astigmatismo. Mas o que todos esses números em sua receita de óculos significam? E o que dizem todos aqueles termos abreviados, como OD, OS, ESF, CIL?

Este artigo ajudará a decifrar todas as partes de sua receita para que você possa discutir com conhecimento, com um oftalmologista ou com o profissional que fará seus óculos.

O que OD e OS significam?

O primeiro passo para a compreensão de sua receita de óculos é saber o que "OD" e “OS" querem dizer. Eles são abreviaturas para Oculus Dexter e Oculus sinistro, que são termos em latim para o olho direito e olho esquerdo.

Sua prescrição de óculos também pode ter uma coluna denominada "OU". Esta é a sigla para o termo em latim Oculus Uterque, que significa "ambos os olhos."

Embora o uso desses termos abreviados em latim seja tradicional para prescrições de óculos, lentes de contato e medicamentos oculares, alguns médicos e clínicas optaram por modernizar as suas prescrições e usam OD (olho direito) e OE (olho esquerdo) ao invés de OD e OS .

Você deve ter notado que a informação para o olho direito (OD) vem sempre antes que as informações para o olho esquerdo (OS). Os especialistas fazem desta maneira para evitar erros, porque quando eles estão de frente para você, eles vêem o seu olho direito, à esquerda (primeiro) e seu olho esquerdo à direita (segundo).


Outros termos de sua receita de óculos

Sua prescrição de óculos contém outros termos e abreviaturas. Estes incluem:

Esférico (Esf). Indica a quantidade de graus da lente, medida em dioptrias (D), prescritos para corrigir a miopia ou hipermetropia. Se o número que consta nesta rubrica tem um sinal de menos (-), você é míope, se o número tem um sinal de mais (+) você é hipermetrope. O termo "Esférico" significa que a correção para miopia ou hipermetropia é "esférica", ou igual em todos os meridianos do olho.

Cilindrico (Cil). Indica a quantidade de graus da lente para astigmatismo. Se não aparecer nada nesta coluna, ou você não tem astigmatismo, ou seu astigmatismo é tão baixo que não é realmente necessário corrigi-lo com lentes ou óculos.

Eixo (Ax). O eixo é definido com um número de 1 a 180. O número 90 corresponde ao meridiano vertical do olho, e o número 180 corresponde à do meridiano horizontal. Se uma receita de óculos contém grau cilíndrico, ela também deve incluir um valor de eixo, que segue o grau cilíndrico e é precedida por um "x" quando escrita à mão. O eixo é o meridiano da lente, que é de 90 graus de distância do meridiano que contém o grau cilíndrico.

Adição (AD). É o grau adicional aplicado na parte inferior das lentes multifocais para corrigir a presbiopia. O número que aparece nesta parte da prescrição é sempre um grau "+" positivo, mesmo se não for precedida por um sinal de mais. Geralmente varia de 0,75 a 3,00 D e será o mesmo nos dois olhos.

Lembre-se: os graus da receita de óculos nem sempre são iguais aos da lentes de contato. Por isso é importante solicitar ao especialista as duas receitas ou orientações sobre os graus das lentes de contato.

Autor: