Software descobre interesse de clientes através dos olhos

Cientistas da Universidade de Lancaster inventaram o Sideways, um software que utiliza câmeras para  localizar e identificar os interesses demonstrados pelo cliente na hora de comprar através do movimento do rosto e dos olhos. Como isso? Já vamos explicar:


Uma câmera é instalada perto de um monitor, o qual transmite diversos anúncios de produtos. O sistema detecta os rostos das pessoas e mostra onde os olhos estão prestando atenção, sem precisar de nenhum equipamento extra. Quando o anúncio não parece oferecer interesse ao cliente, o monitor oferece outro produto. 

Andreas Bulling, responsável pelo projeto, desenvolveu o Sideways com mais dois colegas da Escola de Computação e Comunicações da Universidade de Lancaster, e disse à BBC que a nova tecnologia estará disponível nas lojas em até cinco anos. Apesar de não ser uma descoberta recente, o Sideways é o único sistema de monitoração do olhar que pode ser usado por até 14 pessoas ao mesmo tempo.



A tecnologia do olhar está chamando a atenção de grandes empresas, que já estão investindo neste recurso, como a Tobii, apoiada pela IBM, que lançou uma televisão controlada pelos olhos, e a Sansung, que recentemente ofereceu ao mercado o Galaxy S4, capaz de detectar se o usuário está olhando para o aparelho, acompanhando o movimento dos olhos. Bulling acredita que este sistema poderá ser muito utilizado em um futuro não tão distante, mas adverte: "Se os consumidores não estiverem cientes de que a nova tecnologia está em funcionamento, questões de privacidade poderão ser levantadas."