Fotografias podem ajudar a apontar problemas de visão nas crianças

Você sabia que uma simples fotografia pode te ajudar a descobrir se o seu filho possui algum problema ocular? Especialistas da Universidade Federal de São Paulo explicam que aparecer na foto com pontos de luz vermelhos nos olhos por causa do flash indicam que está tudo nos conformes, mas é necessário prestar atenção caso este brilho seja amarelado, esbranquiçado ou com diferenças de um olho para o outro. 

Isso acontece porque a luz intensa disparada pelo flash atinge o interior naturalmente avermelhado dos olhos, refletindo na pupila. Quando o vermelho não aparece, pode ser indícios de alterações na córnea, como o leucoma e a catarata, visíveis até sem o auxílio da fotografia, ou também problemas que não são percebidos à olho nu, como a retinopatia, retinoblastoma  e outras alterações na retina. A toxoplasmose, a miopia e o astigmatismo acentuados também podem ser a razão pela qual seu filho não saiu com os olhinhos vermelhos na foto. 

Porém, não é com uma simples observação fotográfica que diagnosticará o problema de seu filho. É de suma importância levá-lo à um especialista assim que notar alguma diferença mencionada acima. Somente exames específicos indicarão com 100% de certeza se há alguma patologia, de qual doença se trata e qual o procedimento para curar aquele diagnóstico. Além do mais, algumas máquinas possuem reguladores deste efeito avermelhado nos olhos, assim como o ângulo que o personagem se encontra na foto podem esconder o efeito do flash. E sempre reforçamos aqui: a ida à um oftalmologista, mesmo que nenhum problema aparente surgir, é necessária, pois algumas doenças demoram muito pra se manifestar, e quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances positivas de cura teremos.