Mitos e verdades sobre a sua visão

Você já deve ter ouvido falar de um monte de coisas que se deve evitar para não prejudicar a sua saúde ocular. Nossos pais ou avós sempre nos alertaram sobre muitas coisas, mas nem sempre elas são verdadeiras. Vamos saber o que é verdade e o que é mito?

Seu grau pode aumentar ao ler em ambientes com pouca iluminação.
Mentira. A leitura em um ambiente de iluminação inadequada não aumenta o grau de sua refração. O máximo que pode acontecer é provocar cansaço nos olhos e dores de cabeça, por forçar demais a visão.

A televisão e o computador são os principais vilões da visão.
Mentira. Assim como o item anterior, a TV e o computador só causam cansaço temporário na visão.

Consumir cenoura pode manter a visão saudável.
Verdade. A cenoura é fonte de vitamina A e E, e fazem muito bem, assim como outros alimentos ricos desses componentes.

Exercícios podem diminuir o grau de refração.
Mentira. Exercícios oculares são ótimos para diminuir o cansaço dos olhos, mas não diminuem o grau de refração.

Óculos 'piratas' fazem mal a visão.
Verdade. Como já vimos aqui no blog anteriormente, óculos de procedência duvidosa possuem lentes que não protegem adequadamente os seus olhos, e podem ser notados pelas distorções que causam nas imagens. Com a dilatação das pupilas por conta das lentes escuras, sem a proteção UV adequada, os olhos ficam vulneráveis à radiação solar.

Praticar a leitura dentro do ônibus pode descolar a retina.
Verdade. Não só o ônibus, mas veículos em que haja bastante movimento são fatores de risco para a retina descolar, principalmente no caso dos míopes. Isso não acontece no caso em aviões.

Lentes de contato não combinam com o sono.
Verdade. Lentes de contato absorvem água, e como não piscamos durante o sono, não há estímulo para a produção de lágrimas, ressecando os olhos. Existe alguns modelos específicos para esses casos, mas deve-se sempre consultar o oftalmologista para saber se é possível usar em seu caso ou não.

A cirurgia corretiva para miopia não garante a extinção total da refração.
Depende do caso. Caso a cirurgia seja realizada na fase de crescimento do paciente, o globo ocular continua à crescer e a pessoa volta a sofrer de miopia.

Informações: Ministério da Saúde