Os 10 mandamentos da saúde ocular

O inverno está chegando em sua etapa final, e todo cuidado é pouco com a saúde ocular nesta época do ano, como já é sabido. Para ficar mais fácil de decorar, separamos os 10 mandamentos da saúde ocular, pra que todo mundo possa se livrar das possíveis alergias que o frio 'proporciona':

1 - limpeza é primordial

Tanto sua casa como o seu ambiente de trabalho devem ter o menor acúmulo de poeira possível. Ácaros e poeira são os principais causadores de alergias em nosso corpo.

2 - utilize panos úmidos e aspiradores de pó

Evite vassouras e espanadores, pois eles levantam o pó e os ácaros. O pano úmido e o aspirador de pó com fitro HEPA eliminam a sujeira sem você precisar entrar em contato com eles.

3 - deixe o ambiente arejado

Abra janelas e portas sempre que possível, para que a circulação de ar e luz natural possam entrar, evitando assim o mofo e a proliferação de ácaros.

4 - mantenha tapetes e bichos de pelúcia limpos

Lave-os, preferencialmente de 3 a 6 meses, secando-os ao sol. Caso haja alguém em casa que sofra de rinite alérgica, melhor evitar de tê-los.

5 - cuide bem do ambiente que você dorme

De vez em quando é bom lavar as roupas de cama, principalmente as cobertas, com água quente, para matar os ácaros. Também é de suma importância o colchão e travesseiros ficarem expostos a luz natural com a mesma frequência mencionada. Há também capas protetoras para ambos, feitas de tecido de algodão anti-ácaro, que você pode utilizá-los caso não consiga manter a frequencia da prática acima.
Além dos travesseiros, as almofadas também devem ser bem cuidadas. Deve-se trocá-los (almofadas e travesseiros), no máximo, após 6 anos de uso. Estima-se que 10% do peso deles, após este período, é constituído por ácaros e fezes.

6 - suas roupas também merecem atenção

Roupas guardadas por muito tempo devem ser lavadas antes de usar, principalmente as de inverno. As toalhas em uso também devem secar ao sol.

7 - redobre a atenção aos alérgicos

Quem sofre de alergia geralmente encontra muitos problemas quando entram em contato com o pólen das flores ou com o pêlo de alguns pets. Se alguém em sua casa sofre deste mal, evite-os.

8 - mantenha seus livros e materiais de escritório sempre limpos.

Eles podem parecer inofensivos, mas acumulam muita poeira. Neste vídeo aqui você encontra dicas simples de como manter seus livros limpos e conservados.

9 - atenção para o ar condicionado

O ar condicionado deve ser usado somente quando necessário, pois além de ser o maior consumidor de energia, ele costuma secar muito os olhos. Para evitar o acúmulo de ácaros e fungos, troque o filtro regularmente.

10 - evite esfregar os olhos

Quanto mais coçamos os olhos, mais irritados eles ficam. Isto vale para qualquer caso. É melhor lavá-los em água corrente, e caso a coceira persista, procure um especialista.