Você sabe pingar o colírio corretamente?

Esta pergunta pode parecer um pouco exagerada, mas saiba que grande parte dos usuários de colírio não sabem aplicar corretamente a medicação nos olhos. Boa parte do produto escorre para fora, fazendo com que somente uma porcentagem pequena seja realmente absorvida e produzir o efeito desejado. A outra parte desperdiçada evapora. Isso faz uma grande diferença quando se trata de um tratamento com uma dosagem específica, como o glaucoma ou conjuntivite, por exemplo.




O primeiro passo é agitar o frasco do colírio antes de utilizá-lo. O medicamento pode estar na forma de suspensão, e se não for agitado pode não fazer o efeito desejado. Encontre uma posição certa para a aplicação, que é ou deitado de barriga para cima, ou sentado com a cabeça bem inclinada para trás. Pingue somente uma gota de cada vez na área que chamamos de 'bolsinha' (aquela região mais profunda que aparece quando puxamos a pálpebra inferior para baixo ou para frente). Caso o colírio escorra para fora do olho, pingue mais uma gota (antes duas gotas do que nenhuma). Em seguida, feche bem os olhos e aperte a parte interior entre o olho e o nariz, para que o produto fique mais tempo em contato com o olho e não entre na corrente sanguínea. Assim você evita possíveis efeitos colaterais.
Caso o seu médico tenha prescrito dois colírios diferentes, pingue-os separadamente. Se ambos tenham que ser aplicados no mesmo horário, faça ao menos um intervalo de 15 minutos entre um e outro.
É sempre importante frisar que não se deve compartilhar colírios com outras pessoas e jamais encoste o aplicador do produto nos olhos, evitando assim risco de infecções. Deve-se também se atentar ao armazenamento de sua medicação, mantendo-a sempre em lugares apropriados, sem contato com a luz e o calor. Alguns produtos podem ser até armazenados na geladeira, desde que seja indicado no rótulo ou na bula.
E lembre-se: nunca se automedique. O uso de colírios deve ser indicado por um especialista, e deve ser aplicado exatamente conforme o médico indicar na receita.