Entenda a tela de Amsler

Desde 1945, a tela de Amsler é utilizada para monitorar o campo de visão central. Consiste em uma grade de linhas horizontais e verticais, desenvolvida pelo oftalmologista suiço Marc Amsler, e é uma ferramenta de diagnóstico excelente para auxiliar a detecção de distúrbios visuais, geralmente causados por alterações na retina e na mácula, e também problemas no nervo óptico e no cérebro.

O teste é simples: o paciente fecha um dos olhos e fixa um ponto pequeno central na grade branca e preta com o olho aberto, repetindo o procedimento com o outro olho. O resultado indica se o paciente possui uma doença macular (quando enxergam linhas onduladas na grade ou alguma linha faltando). O exame pode ser feito em casa, mas o diagnóstico é realizado somente por um profissional.

Para avaliar outras anomalias visuais, como as associadas a retina, nervo óptico e glândula pituitária, é utilizada uma grade na versão colorida (azul e amarelo).

Você pode fazer o teste em casa com a imagem abaixo. Caso use óculos, use-os para um melhor resultado:



Sua visão estará normal se a tela de Amsler for vista exatamente como é. Caso você a veja como as imagens abaixo, procure rapidamente um ofltamologista: