Antidepressivos podem causar catarata, aponta estudo

Um estudo realizado por pesquisadores do Vancouver Coastal Health Reserch Institute aponta que idosos com mais de 65 anos tem 15% mais de chances de desenvolver catarata com o uso de antidepressivos. Isso deve-se ao fato de que a serotonina em excesso pode tornar a lente opaca e causar a doença. 
Cerca de 19 mil pacientes dessa faixa etária e com doenças cardiovasculares foram analisados pela equipe liderada por Mahyar Etminan, e todos usavam antidepressivos de classe ISRS (inibidor seletivo de recaptação de serotonina). 
O número de risco aumentou quando usuários de Luvox (fluvoxamina) foram analisados, correspondendo a 39% de chances. Outros antidepressivos também foram estudados, como o Efexor (venlafaxina), correspondendo a 33% de chances e o Paxil (paroxetina), com 23%. Algumas outras marcas não estavam presentes na lista divulgada pelo instituto porque o número de usuários estudados era pequeno demais para mostrar algum tipo de efeito.
Por isso, vale ressaltar a importância de consultar sempre o oftalmologista, principalmente na melhor idade. Casos diagnosticados logo no começo podem ser eliminados de forma rápida e prática. Se houver a possibilidade de trocar o antidepressivo por métodos naturais, melhor ainda. Há sempre uma forma de eliminar os problemas sem agredir a saúde.