Olho biônico promete devolver a visão aos cegos

Cientistas da Bionic Vision Australia (BVA) apresentaram recentemente o sucesso conquistado com um implante de protótipo de olho biônico em Dianne Ashworth, uma paciente que sofre de cegueira. A cirurgia reformulou seu globo ocular eletromecanicamente e foi implantado parcialmente no órgão. Isso pode ser um dos maiores feitos da medicina desde o desenvolvimento do Braille e pode devolver a visão à muitos cegos.

O resultado surgiu um mês depois que a paciente se recuperou da cirurgia, quando o dispositivo foi ligado e provocado uma reação visual imediata. Dianne descreveu o momento como uma experiência incrível, depois que viu um pequeno flash, reação que nunca teve nem com outros estímulos medicinais.

O aparelho utilizado no implante foi desenhado para pacientes que sofrem de perda de visão degenerativa e hereditária, causada por condições genéticas conhecidas como rinite pigmentosa. Uma câmera acoplada no próprio aparelho é colocada em uma lente para capturar imagens do globo ocular e enviá-las à um processador portátil, e consequentemente, transmite um sinal dentro da retina, estimulando os neurônios vivos, que transmite as imagens para o cérebro. 

O próximo passo dos cientistas responsáveis é desenvolver implantes mais completos, pois este protótipo não devolve 100% da visão perfeita.

Um projeto semelhante foi desenvolvido por uma equipe americana, com a ajuda de um oftalmologista brasileiro. Confira a reportagem: