Treino visual oferece mais atenção aos motoristas

Profissionais da área de saúde da Universidade de Vanderbilt, no Canadá descobriram que um simples treinamento pode aumentar a atenção dos motoristas no trânsito. Um monitor especial que testa hipóteses específicas foi utilizado para avaliar como as pessoas usam a percepção de movimentos para monitorar objetos. A expectativa era de que as pessoas utilizassem tanto a velocidade quanto a direção do movimento para fazer um rastreamento preciso. No entanto, eles descobriram que as pessoas usam basicamente a direção do movimento.

Partindo deste teste, a equipe liderada por Adriane Seiffert descobriu que era necessário fazer com que as pessoas vissem mais, respondendo rapidamente as questões impostas na avaliação, pois assim se tornariam capazes de evitar erros que acontecem quando perdem seus alvos de vista enquanto dirigem. evitando distrações e confusões que antecedem acidentes.
O treino é feito com alguns experimentos, no qual os participantes acompanham objetos em movimento que simulam os carros e pedestres no trânsito. O objetivo é fazer com que eles acompanhem melhor o movimento de múltiplos objetos, olhando para o centro do grupo e visualizando rapidamente alvos específicos. 
Olhar para cada um dos alvos pode parecer a melhor estratégia, porém aumenta a distração do motorista em relação aos outros objetos em movimento. Isso foi avaliado com um terceiro teste realizado, que mediu a precisão do rastreamento da comutação do alvo central e também do olhar direto para o alvo. Segundo Seiffert, "um melhor entendimento de como de como o padrão dos movimentos oculares pode reduzir os erros de rastreamento pode ajudar a desenvolver estratégias para reduzir riscos de acidentes automobilísticos".