Cientista que inventou o óculos 'da visão' recebe prêmio


Stephen Hicks, da Universidade de Oxford e responsável pela invenção do óculos inteligente que ajuda os cegos a 'enxergarem', ganhou o prêmio Brian Mercer Inovation, organizado pela Royal Society.
Segundo informações publicadas pelo jornal The Independent, o  prêmio de 50 mil libras (aproximadamente 175 mil reais) será usado para o desenvolvimento dos óculos de uma forma viável e eficaz para pessoas com dificuldades extremas de visão, e possam levar uma vida de qualidade e independência. "Meu objetivo é a pesquisa para melhorar a visão funcional para pessoas com visão severamente prejudicada. Mais de 300 mil pessoas no Reino Unido estão registradas como cegos", disse o Dr. Hicks. Este benefício poderá ocorrer graças às pequenas câmeras e softwares que reconhecem objetos próximos e os projeta de uma forma simples nas lentes dos óculos, funcionando como uma tela de cinema pessoal. 
Os pacientes mais favorecidos serão os ambliopes, que sofrem de uma redução ou perda da visão em um dos olhos (raramente em ambos), sem apresentar nenhuma anomalia no olho afetado.