EyeMusic - o óculos que transforma imagem em som


O site MedGadget publicou recentemente uma matéria sobre uma criação que promete revolucionar ainda mais a vida de quem sofre de cegueira. Trata-se de um dispositivo que ajuda as pessoas com deficiência visual interagirem com objetos de uma maneira diferenciada. 
O EyeMusic escaneia o ambiente e converte as imagens em áudio por meio de um óculos equipado com fones de ouvido e uma câmera, auxiliando as pessoas cegas a levarem uma vida normal, cumprindo tarefas rotineiras. 
Os criadores responsáveis pelo projeto são pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, e deduziram que a melhor forma de construir um bom dispositivo de substituição sensorial seria relacionar imagens e sons de uma maneira fácil de interpretar. A partir desse princípio, projetaram o EyeMusic de uma forma em que cada cor é representada por um som diferente, como quando a câmera do dispositivo reconhece a cor azul e produz um som de corneta ou quando reconhece a cor branca e reproduz um som vocal. Quanto mais brilhante for o objeto, mais alto é o som.
A cada dia que passa, a ciência e a tecnologia juntam forças para devolver a qualidade de vida aos deficientes visuais.

Crédito da imagem: Maxim Dupliy, Amir Amedi and Shelly Levy-Tzedek