Por que usar lentes de contato?

Muitos usuários de óculos passam anos pensando em usar lentes de contato, e as vezes falta um pouco de coragem: vou me adaptar? Posso ter problemas durante o uso? Terei tempo pra cuidar adequadamente das lentes? 
Para sanar todas essas dúvidas, vale repassar algumas informações necessárias para que se conheça a fundo as vantagens de se usar lentes de contato no seu dia a dia, e quem sabe encorajá-los a tomar uma boa decisão?

Primeiramente, é importante saber que as lentes de contato se movem junto com os olhos, proporcionando um campo de visual natural, reduzindo distorções e não obstruindo sua visão  em nenhum momento. Apesar disso, é impossível que as lentes se percam em volta da córnea, como muita gente acredita. 
Diferentemente dos óculos, as lentes de contato não embaçam, e também não costumam sujar com respingos de lama ou chuva. Elas não apenas deixam o usuário esteticamente mais bonito, mas também oferecem qualidade de vida, pois não atrapalham a realização de nenhum tipo de atividade.

Quero usar lentes de contato. Como devo proceder?

Um exame inicial mais longo e detalhado será realizado, além de exames médicos para avaliar a manutenção da saúde ocular. Feito isso, o oftalmologista fará a conversão de seus graus de óculos para graus de lentes, e consequentemente, te oferecerá alguns modelos que te ofereçam uma boa adaptação, e que também estejam de acordo com o seu estilo de vida. Quanto mais corrido for o seu dia, menor a durabilidade de suas lentes.

Veja as vantagens dos diversos tipos de lentes de contato:

Gelatinosas de uso diário: são as mais fáceis de se adaptar e de colocar. Estão disponíveis nos modelos coloridos e corrige grande parte dos problemas visuais. Permitem que a córnea tenha uma oxigenação melhor, ideal para quem tem um estilo de vida ativo.

Descartáveis de uso prolongado: são conhecidas pelo seu descarte semanal. Pedem um pouco mais de cuidado com a assepsia e se as recomendações são seguidas a risca, o risco de infecção é mínimo.

Lentes de troca programada: são lentes gelatinosas de uso diário e que são trocadas em um período específico (duas semanas, mensalmente, trimestralmente ou anualmente). Exige limpeza e desinfecção rigorosa, portanto aconselhadas somente para quem tem disciplina para tal.

É muito importante você seguir a risca as regrinhas estipuladas pelo fabricante e pelo oftalmologista, independentemente do modelo escolhido. No começo pode parecer difícil, mas tudo é uma questão de costume. Aos poucos a assepsia aconselhada para seu tipo de lente se torna um hábito em sua rotina, e somente assim que suas lentes de contato jamais te darão problemas. E não se esqueça: visite regularmente o seu oftalmologista para exames periódicos.