Enxergar flashes de luzes pode ser um sinal de descolamento


Você já percebeu flashes de luzes na sua visão? E mosquinhas voadoras? Cuidado! Isso pode ser um sinal de que há um descolamento da retina!

O vítreo é uma substância gelatinosa transparente, que tem como função preencher o globo ocular para dar forma à ele. A retina quando descolada do vítreo exerce uma força maior e faz com que a pessoa sinta a sensação de flashes no campo visual lateral durante muito tempo.


Quando os sintomas não desaparecem, buracos ou rasgos na retina devem ser a principal causa, e o reparo só pode ser realizado com uma cirurgia a laser. Por isso, é de suma importância procurar um oftalmologista no surgimento dos primeiros sintomas, para que grandes danos possam ser evitados. Pode tratar-se não só de um descolamento, e sim uma lesão da retina.



Nos casos de 'mosquinhas voadoras', pontos ou manchas no campo da visão, a gravidade do descolamento é menor, pois as células aparecem e somem, eliminando até a necessidade de tratamento. Com o tempo, o paciente aprende a conviver com isso por conta da neuroadaptação visual.