Verdade ou mentira?

Muitas pessoas procuram por oftalmologistas cheias de dúvidas em relação à diversas coisas: alimentos que fazem bem à saúde, hábitos que podem colaborar com o surgimento de uma refração ocular... pensando nisso reunimos mais algumas dessas questões e separamos por verdade ou mentira:

O uso contínuo de óculos diminui o grau.
MENTIRA. Os óculos corrigem a qualidade da visão, mas não necessariamente eliminam a refração.

Não se deve dormir com lentes de contato.
VERDADE. As lentes de contato absorvem a água da córnea, ressecando os olhos, já que não piscamos durante o sono. Isso aumenta as chances de adquirir uma infecção ocular. 

Olhos claros sofrem maior sensibilidade à luz.
MENTIRA. A sensibilidade à luz está ligada à pigmentação da retina e da dilatação dos olhos, não da íris. 

Olhar muito tempo para o sol pode prejudicar a visão.
VERDADE. Diversos problemas de curto e longo prazo podem ser causados quando se olha diretamente para o sol sem a devida proteção, desde queimadura macular, catarata, até degeneração macular e outros problemas graves.

Pessoas que leem demais sofrem de vista cansada.
MENTIRA. A vista cansada não está ligada ao ato de ler muito, e sim com a idade. Mais conhecida como presbiopia, essa 'inabilidade' surge após os 40 anos, quando o cristalino perde aos poucos o poder de acomodação, independentemente de ler muito ou não.

A cenoura faz bem para a visão.
VERDADE. A cenoura é rica em vitaminas A e E, responsáveis pela prevenção de olhos secos e cegueira noturna. 

Forçar a vista pode influenciar no uso de óculos.
MENTIRA. A miopia, assim como outras refrações, podem ser problemas hereditários, por exemplo. Forçar a visão pode ser uma consequência, jamais uma causa.

O ar condicionado resseca os olhos.
VERDADE. o uso excessivo de ar condicionado provoca o ressecamento ocular. É necessário fazer pausas ou utilizar lubrificantes receitados pelo oftalmologista para evitar o incômodo.

Ler dentro de automóveis em movimento pode provocar o descolamento da retina.
MENTIRA. A leitura dentro do transporte público ou carros não provoca o descolamento da retina, e sim o cansaço visual.

Assistir TV muito perto, assim como o uso excessivo de computadores e a leitura em ambientes pouco iluminados prejudica a visão.
MENTIRA. Tais atividades provocam somente o cansaço visual, mas nenhuma refração.

É necessário descansar as vistas.
VERDADE. Quando estamos concentramos, temos a tendência de piscar menos, e consequentemente, não lubrificamos os olhos como devemos. Isso acontece durante a leitura, quando assistimos TV, jogamos vídeo game por muito tempo ou usamos muito o computador. 

Coçar os olhos causa lesões oculares.
VERDADE. Já abordamos diversos assuntos relacionados à isso em nosso blog. Os olhos são sensíveis e coçá-los pode ocasionar sérias lesões. Alergias e conjuntivite também podem surgir caso as mãos estejam sujas.

Fumar causa Degeneração Macular.
VERDADE. Um estudo realizado em 2006 por especialistas da Universidade de Harvard aponta que fumantes tem três vezes mais probabilidade de adquirir a doença.