Curiosidade sobre os nossos olhos #3

Qual é a importância da luz aos nossos olhos?

Durante o dia, os olhos se ajustam a diferentes tipos de luz e distâncias focais. Eles dependem de luz para que a visão funcione adequadamente, mesmo que sendo primária (uma lâmpada) ou secundária (o reflexo da luz primária em um objeto). 
Como já explicado aqui anteriormente, os olhos funcionam igual o mecanismo da câmera fotográfica: a luz entra pela pupila  e atravessa o cristalino, que projeta uma imagem real invertida e menor na retina para o cérebro, através das células fotoelétricas que transformam a energia luminosa em energia elétrica levadas pelo nervo óptico.
Falando de forma simples, podemos imaginar que os olhos 'digitalizam' a imagem e a transmite para o cérebro com a ajuda da luz, mas isso pode mudar de acordo com o envelhecimento. Um olho de uma pessoa de 20 anos de idade costuma absorver três vezes mais luz do que uma pessoa com mais de 60 anos. Por conta disso os olhos costumam enfraquecer depois de uma certa idade. O mesmo enfraquecimento (de forma menor e menos densa) pode acontecer com quem pratica uma atividade física muito forçada. Cientistas estimam que os olhos perdem a mesma energia que seus músculos da perna em uma caminhada de 80 km.

Veja o documentário da Super Interessante sobre os olhos e entenda melhor o mecanismo deste incrível órgão de nosso corpo: