Curiosidades sobre os nossos olhos #1

Porque piscamos?

O olho humano pisca aproximadamente onze mil vezes por dia, o que equivale a quatro milhões de vezes por ano. Um adulto normal costuma fechá-los vinte e quatro vezes por minuto, pois o órgão precisa ser umidificado e higienizado pelas lágrimas distribuídas por toda superfície ocular. Esse reflexo acontece quando o núcleo óculo-motor é acionado pelo nervo óptico e estimulado pelos nervos conectados aos olhos, por meio de incentivos visuais ou necessidades oculares.
A durabilidade da piscada é muito pequena; alguns décimos de segundos são suficientes para fazer a pálpebra agir como um limpador de pára-brisa. Esse tempo e sua frequência variam de acordo com o estado físico e mental de cada pessoa. O cansaço, por exemplo, faz com que a gente pisque muito mais (cerca de quarenta vezes por minuto). 
Piscar em exagero ou até mesmo pressionar os olhos pode significar algo que dificulte o bom funcionamento da visão como alergias ou inflamações. Nesse caso é necessário procurar um especialista na área para que o problema seja detectado e tratado.
Segundo informações publicadas pela revista Super Interessante em abril de 1989, um estudo realizado indica que o cérebro desliga o olho por cinquenta milésimos de segundos antes de cada piscada. Com isso, os olhos 'poupam' energia, já que durante esse processo, nenhuma informação ao cérebro é transmitida. Com isso, a soma deste 'desligamento' do olho com a quantidade de vezes que os olhos de um adulto costumam piscar equivale a um pouco mais de um segundo de cegueira por minuto, ou seja, vinte e um dias sem enxergar, comparado à uma vida de setenta anos.