Lentes de contato dão visão ao usuário no escuro

Primeiro foram os óculos especiais, agora são as lentes de contato que fazem o usuário captar todo o espectro infravermelho, incluindo luz ultravioleta. A tecnologia está a cada dia nos surpreendendo e os responsáveis por esta criação são os engenheiros da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Graças à um material chamado grafeno, a invenção foi criada com um design ultrafino. Zhaohui Zhong, professor assistente de computação da engenharia e eletricidade, responsável pela criação, explicou que este material utilizado é formado por uma única camada de átomos de carbono. Estes modelos fazem o mesmo trabalho de grandes equipamentos de resfriamento, impedindo que os detectores de calor não se confundam com as próprias temperaturas altas que emitem. A própria lente resfriará.


A criação dessas lentes especiais não só promovem a visão noturna, como também pode ajudar médicos a monitorarem o fluxo sanguíneo de seus pacientes. Historiadores também podem utilizar a criação para examinar minuciosamente obras de arte como um processo de raio-x. 

Zhong explica que este trabalho mostra uma nova forma de detectar a luz, pois a luz infravermelha atinge o topo da camada de grafeno, deslocando os elétrons, fazendo o olho "enxergar" os sinais emitidos, criando a sensação de enxergar no escuro.