O sal é prejudicial à visão?

A gente cresceu ouvindo nossos pais dizendo que o sal faz mal pra saúde... e eles sempre estiveram cobertos de razão. O consumo excessivo do sal, também faz muito mal à saúde ocular, pois ele dificulta a manutenção do baixo nível intracelular de cálcio, responsável pela transparência das lentes dos olhos.

A catarata subcapsular posterior é um dos principais problemas causados pelo consumo abusivo do sal. Assim como os outros tipos desta doença, o cristalino também é embaçado, mas a opacificação ocorre na parte de trás do órgão, intensificando a aversão à luz.
Para evitar a doença é necessário optar por outros temperos naturais e evitar alimentos industrializados que contenham glutamato de sódio, embutidos e conservas. Bebidas alcoólicas e cigarros também fazem parte dos grandes vilões aos olhos (abordaremos este assunto em um futuro post). 

O consumo de frutas e vegetais frescos ajudam a adiar o surgimento da catarata e suas derivações, além dos hábitos saudáveis, como usar óculos de sol com a devida proteção, bonés e chapéus em dia de sol.
A catarata subcapsular posterior só é eliminada com cirurgia, e 95% dos casos apresentam a cura.