Correr é um bom aliado para a saúde ocular, aponta estudo

A Emory University publicou recentemente no Journal of Neoroscience um estudo que mostra que atividades físicas como a corrida, previne a degeneração da retina. Os testes foram realizados com ratos de laboratórios e apresentaram ótimos resultados. Esta é a primeira vez que cientistas relacionam a saúde dos olhos com atividade física.

A equipe liderada por Eric Lawson e Jeffrey Boatright sugere que pacientes com os primeiros sinais de maculopatia podem registrar uma redução da degeneração da retina com algumas horas de atividades físicas, como caminhada, dança, entre outras de acordo com a idade e estilo de vida de cada um.
A Maculopatia é o agravamento da Retinopatia, uma doença hereditária, normalmente progressiva, que afeta diretamente a retina. A perda de visão é gradual, mas progressiva, e começa prejudicando a visão periférica, podendo progredir até resultar em visão tubular e cegueira noturna. Quando afeta a mácula, o paciente apresenta  . Logo, quem sofre deste mal não necessariamente fica cem porcento cego.
Quando a retinopatia não é tratada adequadamente, a área da mácula começa a ser atingida, a Maculopatia. Ai sim a visão central fica comprometida, dificultando o reconhecimento à distância, como o rosto de pessoas e detalhes, além de apresentar grandes dificuldades nas tarefas que exigem a visão de perto (leitura e escrita). O grau desta perda varia a cada paciente.
Portanto, não deixe de cuidar não só da sua saúde ocular, como também de todo o corpo por conta do sedentarismo. Escolha uma atividade física que lhe agrade e que combine com o seu estilo de vida para poder enxergar o que o mundo proporciona em uma vida longa.