Cuidando da visão do bebê #pt2

Refrações visuais e acidentes


Como já mencionamos aqui no blog anteriormente, a ambliopia é uma refração muito comum na infância, e como qualquer outra refração, interfere no funcionamento entre o cérebro e a visão se não tratado até os 6 anos de idade. A avaliação medica que indicará o momento certo de intervir, e há casos em que a criança precisa usar óculos a partir de um ano e meio de vida. Por isso a importância de visitar o oftalmologista em períodos indicados no post anterior, mesmo que seu filho não apresente nenhum sinal de problema, pois provavelmente tais sinais aparecerão somente no período escolar, e pode ser tarde demais para reverter o problema.
Outro fator que pode trazer problemas irreversíveis à visão da criança são os conhecidos acidentes, principalmente quando os pequenos estão na fase em que começam a andar, qualquer cuidado é pouco: retirar do alcance deles os produtos de limpezas,  medicamentos e objetos pontiagudos é fundamental para o bem estar deles. Em caso de contato com os olhos lave a região com água, e em qualquer circunstância leve-o imediatamente ao médico, mesmo se aparentemente não ter nenhum problema. As vezes simples flashes luminosos ou mancha na visão é um sinal de descolamento de retina, o qual precisa receber tratamento em até 72 horas. 
E como sempre recomendamos aqui, vale reforçar sempre: cuidado com a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção. Bonezinhos, óculos especiais para crianças e outras proteções são essenciais para preservar a boa saúde ocular do seu filho.