Cuidados com os olhos durante a copa

Apesar do cuidado à saúde ocular ser extremamente importante independentemente da data, vale frisar sempre que possível como é necessário e fácil mantê-la em dia, principalmente em momentos que você não pode ficar de fora, não é mesmo? Então, para não perder nenhum lance do Brasil (e das outras seleções) durante a copa, relembraremos alguns passos importantes a serem tomados.

Primeiramente, se você e sua família e /ou amigos assistirão algum jogo no estádio, evento aberto ou praça, a proteção deve ser redobrada: óculos com proteção contra raios UVA e UVB adequados, mesmo se o sol não estiver muito forte (esqueçam os óculos vendidos em camelôs, os quais não oferecem proteção nenhuma!) e um bonezinho ou chapéu (de preferência verde e amarelo, para completar a torcida). Mas se você pensa que ver os jogos em casa ou em algum barzinho não exige proteção alguma, está redondamente enganado: PISQUE! Isso mesmo, pisque! Pode parecer bobagem, mas as vezes a tensão é tão grande, que enquanto prestamos atenção em cada lance dos nossos jogadores, esquecemos de piscar, o que pode cansar mais a visão, e também não lubrificá-la devidamente, causando irritação e ardência. 


Outro fator importante é deixar o ambiente arejado. Sabe como é, né? Nesta época o ar costuma estar mais seco, e a probabilidade de adquirir conjuntivite e outras irritações oculares é grande, principalmente se vamos receber muita gente em casa, ou se o bar estiver lotado. E se o ambiente que ficará durante o jogo tiver ar condicionado, o melhor é ir de óculos e deixar as lentes de contato no estojinho em casa, pois fica difícil saber como anda a manutenção do aparelho, e consequentemente, também pode trazer alguma irritação ou desconforto para os seus olhos.
Outro fator que vivemos falando para as crianças, mas muitas vezes esquecemos de adotar para o nosso próprio dia a dia é: mantenha suas mãos longe dos olhos. Se dentro da nossa rotina já é importante evitar o tal contato, imagine enquanto você pega a pipoca, o salgadinho ou qualquer outro petisquinho durante o jogo? Caso sinta algum incômodo ou coceira, é melhor lavá-los com água corrente, e se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.
Para finalizar, decore os itens básicos para a visão saudável:

Anotado? Então tenha um bom jogo e diversão garantida!