Como o seu pet enxerga?



Todo mundo já ouviu falar que os animais, em especial gatos e cachorros, possuem uma visão monocromática, ou seja, enxergam tudo em preto e branco. Na verdade isso é um mito, pois todos os tipos de animais possuem uma visão de acordo com o seu habitat natural, e com o seu pet não seria diferente.
Segundo a Dra. Angélica de Mendonça Vaz Safatle, médica veterinária do setor de oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, o aparelho óptico de cada ser vivo se desenvolveu para a sua defesa, seja sua posição a de caça ou a de caçador. Na seleção natural, vence aquele que estiver melhor condicionado ao clima e meio ambiente. 
Estudos dizem que gatos e cachorros costumam sim enxergar as cores, porém de forma mais limitada. Ao contrário de nós humanos, que possuem três tipos de pigmentos na retina captadores do azul, vermelho e o verde, os quais nos proporcionam um amplo espectro de cores com a luz do dia e conseguimos captar imagens bem definidas, os felinos e os cães possuem somente dois desses três pigmentos, reduzindo assim o espectro de cores que dão à eles o poder de identificação, enxergando as cores de forma desbotada, e acabam captando imagens com pouca definição. Enquanto alguns especialistas defendem que eles enxergam o azul e o amarelo, outros acreditam que eles enxergam o vermelho e o azul. O único consenso que todos chegaram é que estes animais não enxergam a cor verde.

Apesar de parecer que a visão deles é extremamente limitada por isso, sabe-se que não é um problema, pois os animais compensam a falta de algo de uma outra forma. No caso dos cachorros e dos gatos, ambos conseguem enxergar muito melhor no escuro, diferente de nós humanos, que demoramos muito mais para nos acostumarmos à penumbra. Isso porque os animais com essa facilidade diferenciam diversas tonalidades de cinza e conseguem detectar com maior facilidade os movimentos.