Curiosidades sobre a miopia

É muito comum escutar de uma pessoa que sofre de miopia a frase "eu tenho problema de enxergar de longe". E pode apostar que ela descobriu possuir tal refração quando sentiu uma certa dificuldade de enxergar o que o professor escrevia na lousa, ou quando o letreiro do ônibus já não estava mais tão nítido como antigamente. Isso porque a miopia costuma dar sinal de vida entre os 6 e 16 anos de idade, e é certa quando os pais também são míopes. Mas há algumas curiosidades que muita gente ainda não sabe, nem mesmo quem sofre dela:

  • A miopia apresenta uma dificuldade dos olhos em desviar a luz, e isso faz com que o ponto focal da imagem ocorra antes mesmo da iluminação alcançar a retina. Por isso o desfoque na visão. A água tem o poder de funcionar como uma lente de óculos, corrigindo o desvio da luz. Por isso, é possível dizer que os míopes enxergam melhor debaixo d'água.
  • A vista cansada é o primeiro passo para a miopia. Quem fica muito tempo em frente ao computador ou lê por muitas horas seguidas sem fazer nenhuma pausa, é propenso à refração. E pensando nisso, os chineses desenvolveram uma acupuntura para seus alunos exercitarem-se a cada duas horas no período de aulas, para reduzir a fadiga visual. O resultado com as crianças foram satisfatórios.
  • Os menores índices de miopia foram registrados nas aldeias indígenas. Estudos apontam que o motivo disso é que os índios não possuem o hábito da leitura.
  • As cirurgias são sempre um tabu para os míopes. Cerca de 96% dos casos de correção são bem sucedidos, e os outros 4% tiveram uma diminuição considerável da refração, e se tornaram mais independentes dos óculos. Quem sofre de miopia também pode ser doador de córnea, e o problema não causa nenhum transtorno para quem recebe a doação.
  • Quem sofre de miopia pode encontrar não só o conforto como um melhor resultado adotando lentes de contato ao invés dos óculos, principalmente casos de graus mais elevados.
  • Depois dos 40 anos, míopes que não apresentam nenhum outro tipo de distúrbio, como astigmatismo ou hipermetropia, são mais propensos a apresentar melhora na visão para perto.