Lentes de contato inteligentes prometem avaliar toda a saúde do usuário


A Novartis, empresa parceira do Google na fabricação da lente de contato inteligente, anunciou que seu novo produto avaliará muito mais que a quantidade de açúcar no sangue do usuário futuramente. As duas companhias já assinaram um novo acordo para definir os termos de colaboração entre elas em seus futuros projetos, e provavelmente serão colocados em prática em pouco tempo.

A ideia é aprimorar as lentes inteligentes que aguardam somente um aval das autoridades reguladoras para serem lançadas no mercado, inicialmente só avaliando o nível de açúcar no sangue mesmo. Aos poucos, a Novartis e o Google pretendem implantar recursos que avaliarão diversas características da saúde do usuário e reportar as informações para um smartphone ou tablet, graças à tecnologia de transmissão de dados sem fio e com a ajuda de sensores não invasivos e o próprio fluído dos olhos. Até o auxílio na restauração do foco natural dos olhos vem sendo estudado.

Um dos fundadores do Google, Sergey Brin, afirma estar "ansioso para trabalhar com a nova tecnologia da Novartis para a miniaturização de eletrônicos que podem melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas".